“O desenvolvimento da região nos últimos 10 anos propiciou a abertura do leque de cursos superiores em São Francisco (Norte de Minas). Vamos fazer com que a nossa Unimontes cresça ainda mais na região. O momento é oportuno para mobilizar e modificar a sociedade, a partir do investimento no eixo universitário”. A afirmação é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, proferida durante solenidade oficial em comemoração aos 50 anos da Universidade em São Francisco. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (30/10), na Câmara Municipal de São Francisco. O reitor enalteceu a presença do ex-prefeito Severino Gonçalves da Silva, homenageado pela contribuição com a implantação do Campus de São Francisco, em 2003.
João dos Reis Canela lembrou ainda que, ao longo dos 50 anos, a Universidade já formou aproximadamente 48 mil pessoas em todas as áreas do conhecimento. “Momentos como esse, quando temos a grata satisfação de comemorarmos os 50 anos da Universidade, devemos fazer de forma clara o agradecimento às pessoas que acreditaram na construção de uma universidade do Norte de Minas. A Universidade, portanto, cumpre seu papel sócio-econômico, político e cultural . Muitas ações já foram feitas aqui em São Francisco e vamos lutar ainda mais para ampliar a presença da Unimontes, já que temos infinitas oportunidades de investimento”, finalizou o reitor.
Participaram da solenidade: a vice-reitora e presidente da Comissão do cinquentenário, professora Maria Ivete Soares de Almeida, a coordenadora do Campus São Francisco, professora Anna Paola Nunes Correia de Freitas, a secretária de Educação do Município, Ana Maria Neves Mendes; o gerente regional dos Correios, Edilson Durães da Silva, e os vereadores João Éder e Raimundo Vieira dos Reis, além dos professores, alunos e servidores do campus de São Francisco, bem como representantes da Gestão Superior da Unimontes e convidados.
Os 50 anos do Ensino Superior também foram comemorados com a participação do Núcleo de Ópera da Unimontes. A apresentação foi feita pela professora Maristela Cardoso e os músicos Roberto Mont’Sá e Christiane Franco, acompanhados pelo pianista Thiago André.
IMPORTNCIA DA UNIMONTES
Em seu discurso, o prefeito reeleito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, salientou a importância da presença da Unimontes no município. “A semente, plantada na região há 50 anos, brotou e deu bons frutos. Este é um momento importante para o povo de São Francisco, que merece ser registrado nas páginas de nossa história. O ensino superior no Norte de Minas comemora com alegria e entusiasmo. Vamos, agora, buscar parcerias para a implantação de novos cursos, atendendo os desejos dos jovens do município”, ressaltou o prefeito.
SELO COMEMORATIVO
Foi lançado ainda durante a solenidade o selo oficial do Cinquentenário da Unimontes pelos Correios com a obliteração feita pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, o prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, o vereador João Éder, a Secretaria Municipal de Educação Ana Maria Neves e a Coordenadora do Campus de São Francisco, Ana Paola Nunes Correa de Freitas.
NOVA SEDE
Durante a solenidade foi inaugurada oficialmente a nova sede do Campus de São Francisco. Um novo espaço com salas amplas e mais conforto para a comunidade acadêmica, com laboratório de informática, biblioteca e ginásio poliesportivo para atividades recreativas. A inauguração foi feita pelo reitor e pela vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida.
As atividades comemorativas do cinquentenário da Unimontes em São Francisco foram encerradas com shows artísticos e culturais na praça da cidade organizadas por acadêmicos da Instituição.