Nesse dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista. Professores e alunos do curso de Zootecnia do campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Janaúba promovem uma série de eventos técnicos e científicos e atividades culturais para marcar a passagem da data.
Parte das comemorações aconteceu na semana passada com uma palestra sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), testes para detecção de HIV e de Hepatite e, ainda, distribuição de preservativos. As atividades contaram com a participação de profissionais vinculados à Prefeitura de Janaúba. Foram realizadas também palestras técnicas relacionadas a diversos temas. A professora Marília Rocha abordou o tema “Leishmaniose e Saúde Pública”. Teve ainda debate sobre “Mercado do Boi – Situação Regional”, com palestra do zootecnista Thiago Rodrigues Pereira.
A importância do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) para o profissional da Zootecnia foi discutida com abordagem do vice-presidente da entidade em Minas Gerais, João Ricardo Albanez. Logo depois teve gincana no Clube ABIP, que foi encerrada com encontro de confraternização.
Com os eventos, o objetivo da Unimontes e parceiros é promover a integração entre alunos e professores, difundir o conhecimento e divulgar as atividades do curso de graduação e do mestrado em Zootecnia da Unimontes, que têm como meta contribuir com a pecuária local por meio da formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas científicas.
Nas últimas avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de graduação em Zootecnia obteve conceito máximo.
As atividades têm como coordenadores as professoras Antônia de Maria Filha Ribeiro, Hélida Christhine de Freitas Monteiro, Julieta Maria Alencar Chamone, Laura Lúcia dos Santos Oliveira, Mary Ana Petersen Rodriguez e Vicente Ribeiro Rocha Júnior.