O Campus de Bocaiuva (Norte de Minas) está reforçando as ações efetivas da Universidade Estadual de Montes Claros para a maior integração com as escolas do ensino médio do município. Um dos trabalhos nesse sentido, desenvolvido por coordenadores, professores e acadêmicos, é a 1ª Semana da Química e da Física – “Ciência, a Fórmula Exata para o Sucesso” – que acontecerá entre os dias 28 de maio e 1º de junho com a divulgação de projetos científicos dos universitários em atividades dirigidas aos alunos e docentes do ensino fundamental e médio.
A proposta foi apresentada nessa quarta-feira (10/05), durante reunião entre os coordenadores do campus e dos cursos de Química e Física ministrados em Bocaiuva com vinte representantes da comunidade escolar pública e privada da Microrregião do Portal do Norte. Participaram os diretores, supervisores pedagógicos e professores das cidades de Bocaiuva, Olhos d’Água, Guaraciama, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Joaquim Felício e Buenópolis. Todos puderam conhecer mais sobre a Universidade com a exibição do vídeo institucional comemorativo aos 50 anos de existência da instituição.
“A interação com a comunidade escolar nos permitirá, também, detectar demandas e desenvolver novos mecanismos para a consolidação da Unimontes em nosso município”, observou o professor João Roberto de Oliveira, coordenador administrativo do campus em Bocaiuva. Para ele, a Semana Científica pode ser vista como “um amplo trabalho de divulgação sobre o que representam os cursos de Química e Física no âmbito da instituição”. A Comissão Técnica de Concursos da Universidade será parceira nos trabalhos e, durante o evento, divulgará como funcionam os processos seletivos para ingresso aos cursos da Unimontes.
MAIS PROFISSIONAIS
“O campus de Bocaiuva já é uma realidade em nossa cidade e conta com profissionais competentes e laboratórios com instrumentos de ponta. Sua consolidação é apenas uma questão de tempo e atenderá não apenas o município de Bocaiuva, mas toda a região norte-mineira, que precisa muito de novos profissionais nas áreas de Química e de Física”, observou a professora Dirlene de Oliveira Maia, diretora do Colégio Professor Servelino Ribeiro (Bocaiuva) e que participou do encontro nessa quarta-feira.
Ainda durante a reunião, os coordenadores didáticos dos cursos de Física e de Química, professores Roberto Ananias Ribeiro e José Higino Dias Filho, respectivamente, apresentaram as propostas pedagógicas das graduações, assim como perspectivas de criação de novos cursos na área de Ciências Exatas. Foram destacados, ainda, os projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos acadêmicos, que serão aplicados junto aos alunos do ensino médio durante a Semana Científica do campus, entre maio e junho.
Coordenadora do campus até o final de 2011, a professora Vera Lúcia Alves ressaltou a importância dessa integração e da necessidade de ampliar estreitamento de relações, considerando a reunião como “um passo altamente significativo para a divulgação dos cursos”. Ao final do encontro, os diretores, supervisores e professores das comunidades escolares da microrregião do Portal do Norte conheceram os laboratórios do campus e suas potencialidades em termos de equipamentos. “São estruturas que atendem perfeitamente trabalhos em parceria com empresas da região, inclusive através de estágios”, finaliza o professor João Roberto de Oliveira, ao destacar o apoio do reitor João dos Reis Canela e da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida nas ações de consolidação do campus de Bocaiuva.