Será realizado no Campus de Almenara da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nos dias 09 e 10 de Novembro o “I Encontro de Libras e Literatura: Caminhos para a Cidadania”. Na programação: minicursos, oficinas e apresentações promovidas pelos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia. O evento tem como objetivo principal instigar a conscientização sobre a importância do ensino de Libras e Literatura para a inclusão social, haja vista que, cada qual a sua maneira, desperta não apenas para a leitura de mundo, mas também para a atuação do sujeito na sociedade porquanto promove a sua interação com o meio.

Os acadêmicos interessados deverão, até o dia 09 de novembro, procurar a secretaria do Campus Almenara para realizar a sua inscrição mediante o pagamento de R$ 5,00. O evento tem realização da EaD Unimontes e do Polo UAB/Almenara.

Dia 09/11/2016 (quarta-feira)

• 19h:30m (Auditório do Campus Almenara) – Abertura: Aline Christiane Reis Souza (Coordenadora Campus/Almenara)
  • 19h:40m – Comunicação: Professora Ms. Elise Aparecida de Oliveira Souza

A reinterpretação do Brasil nos romances de Darcy Ribeiro

Após um contato estreito com as obras ficcionais de Darcy Ribeiro, verifiquei que o etnólogo-romancista recompõe em seus romances o traçado arbitrário do país à proporção que suas personagens adentram as sub-regiões brasileiras. O jogo entre o passado e o presente percorre toda a sua obra ficcional traçando uma rede de significações à medida que permite ao leitor uma reflexão do Brasil, em seus múltiplos aspectos, seja de ordem política e econômica, seja de ordem etnográfica e sociocultural. Tal aspecto insinua que Darcy Ribeiro almejava realizar um projeto literário de reinterpretação do Brasil, entremeando os fios entre a sua produção literária, a memorialística e a intelectual. Sendo assim, minha intenção é apresentar Darcy Ribeiro: ficcionista.

• Intervalo
  • 20h:40m: Apresentação artística dos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia
  • 21h:10m (Auditório): Apresentação musical em Libras pelos acadêmicos do 5º Período do curso de Pedagogia.
  • 21h:30m – Comunicação: Esp. Professora Maria Nunes de França

Língua Brasileira de Sinais: Desafios e Perspectivas

A presente proposta é suscitar a reflexão a respeito da educação dos Surdos e como esta vem interagindo de forma positiva na sociedade, haja vista que, durante anos,  o ensino da Língua Brasileira de Sinais foi negligenciado no âmbito escolar, só se tornando efetivo o ensino após a Lei (Lei nº 10.436, de 24  abril de 2002).  Partindo-se do pressuposto de que toda e qualquer forma de expressão é positiva para a formação integral do sujeito, entendemos que o ensino da Libras propicia a interação dos surdos com toda a sociedade e promove a sua cidadania. Entretanto, compreendemos que este ensino deve ser ampliado para todos, não se restringindo apenas aos Surdos, pois a população deve também ter esse conhecimento para que se efetive a tão esperada interação social.

Dia 10/11/2016 (quinta-feira)

• 19:00h: Minicurso de Libras – Língua Brasileira de Sinais

Professora ministrante: Esp. Maria Nunes de França

A intenção do minicurso é despertar o interesse da comunidade acadêmica pela Língua Brasileira de Sinais. A utilização da Libras além de contribuir para a valorização e o reconhecimento da cultura surda, também possibilita uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Conhecer a Libras é possibilitar conhecermos também o universo a partir da perspectiva do Surdo, que é na maioria das vezes ignorada pelos ouvintes.

• Minicurso: Literatura Infanto-Juvenil: Pontos e Contrapontos

Professora ministrante: Ms. Elise Aparecida de Oliveira Souza

A proposta do minicurso é suscitar a reflexão sobre a importância do texto literário infanto-juvenil para a formação do leitor. A intenção é mostrar que a literatura infanto-juvenil, ainda que promova a invenção e a imaginação da criança, pode ser usada também, para a propagação de ideias preconceituosas, conforme aponta Fúlvia Rosemberg, em seu estudo Literatura Infantil e Ideologia. Nesse sentido, buscarei apresentar os passos e os impasses encontrados no âmbito da literatura destinada à criança.

Comissão organizadora do 1º Encontro de Libras e Literatura: caminho para a cidadania

• Aline Christiane Reis Souza
  • Claudia Reis Otoni de Paula