O campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no município de Salinas, Norte de Minas, aderiu, na manhã desta quarta-feira (21/05), à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”, vinculada ao Ministério da Saúde. Sob coordenação da professora Carla Pereira de Castro Cruz, e com o apoio da prefeitura de Salinas, uma caravana de 22 pessoas, das quais 19 doadores, saiu de Salinas, por volta das 3h da madrugada, num micro-ônibus, rumo à Fundação Hemocentro de Montes Claros, que fica na rua Urbino Viana, 70, Vila Guilhermina.
Com o objetivo de “promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue entre os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, incentivando a solidariedade e a responsabilidade social”, a iniciativa do programa de extensão Prestação de Serviços Contábeis – Um instrumento de Cidadania e Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade de Salinas (PSEC), porém, segundo Carla Pereira Cruz, tem uma abrangência maior. “Mobilizar a comunidade acadêmica para contribuir com os estoques dos hemocentros, ajudando a salvar vidas e fortalecendo o compromisso do curso com ações de impacto social”, enfatiza a docente.
Após a doação, os estudantes visitaram o campus sede da Unimontes, onde foram recebidos pela professora Mônica Feitosa, coordenadora do curso de Ciências Contábeis. Durante a visita, conheceram o Circuito de Conhecimentos, um dos principais projetos multidisciplinares de divulgação científica da universidade, apresentado pelo professor Daniel Coelho, coordenador da iniciativa.


O Circuito de Conhecimentos visa despertar o interesse dos alunos pela ciência, inovação e pelas oportunidades de atuação da Unimontes junto à comunidade, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social.
Frio e baixos estoques de sangue
A ação ganha contornos especiais quando se sabe que, com a proximidade do inverno – estação que oficialmente inicia de 20 para 21 de junho – e a chegada do frio, os hemocentros precisam aumentar os estoques de sangue, devido à redução natural das doações de sangue nesta época do ano, em que casos de gripes e resfriados aumentam sensivelmente.
O que é preciso para ser um doador
O Ministério da Saúde, por meio da campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”, esclarece sobre as vantagens de ser um doador: cada doação ajuda até quatro pessoas; doar sangue é de graça; a doação de sangue não oferece riscos de contaminação e é restabelecido rapidamente; doar sangue é rápido, fácil e praticamente indolor e satisfação ao salvar vidas.
Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos: idade entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam de consentimento escrito dos pais ou responsáveis; peso acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde, sem doenças que impeçam a doação; apresentar um documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, CNH, Passaporte, etc.); estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação; e estar bem descansado. É necessária avaliação individual em casos de uso de medicamentos, doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens, tatuagens e outras situações.
Para doar sangue, basta ao voluntário procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fins de agendamento e, depois, seguir para o Hemocentro. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Na doação é retirada cerca de 400 ml de sangue.



