O campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no município de Salinas, Norte de Minas, aderiu, na manhã desta quarta-feira (21/05), à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”, vinculada ao Ministério da Saúde. Sob coordenação da professora Carla Pereira de Castro Cruz, e com o apoio da prefeitura de Salinas, uma caravana de 22 pessoas, das quais 19 doadores, saiu de Salinas, por volta das 3h da madrugada, num micro-ônibus, rumo à Fundação Hemocentro de Montes Claros, que fica na rua Urbino Viana, 70, Vila Guilhermina.

Com o objetivo de “promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue entre os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, incentivando a solidariedade e a responsabilidade social”, a iniciativa do programa de extensão Prestação de Serviços Contábeis – Um instrumento de Cidadania e Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade de Salinas (PSEC), porém, segundo Carla Pereira Cruz, tem uma abrangência maior. “Mobilizar a comunidade acadêmica para contribuir com os estoques dos hemocentros, ajudando a salvar vidas e fortalecendo o compromisso do curso com ações de impacto social”, enfatiza a docente.

Após a doação, os estudantes visitaram o campus sede da Unimontes, onde foram recebidos pela professora Mônica Feitosa, coordenadora do curso de Ciências Contábeis. Durante a visita, conheceram o Circuito de Conhecimentos, um dos principais projetos multidisciplinares de divulgação científica da universidade, apresentado pelo professor Daniel Coelho, coordenador da iniciativa.

O Circuito de Conhecimentos visa despertar o interesse dos alunos pela ciência, inovação e pelas oportunidades de atuação da Unimontes junto à comunidade, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social.

Frio e baixos estoques de sangue

A ação ganha contornos especiais quando se sabe que, com a proximidade do inverno – estação que oficialmente inicia de 20 para 21 de junho – e a chegada do frio, os hemocentros precisam aumentar os estoques de sangue, devido à redução natural das doações de sangue nesta época do ano, em que casos de gripes e resfriados aumentam sensivelmente.

O que é preciso para ser um doador

O Ministério da Saúde, por meio da campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”, esclarece sobre as vantagens de ser um doador: cada doação ajuda até quatro pessoas; doar sangue é de graça; a doação de sangue não oferece riscos de contaminação e é restabelecido rapidamente; doar sangue é rápido, fácil e praticamente indolor e satisfação ao salvar vidas.

Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos: idade entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam de consentimento escrito dos pais ou responsáveis; peso acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde, sem doenças que impeçam a doação; apresentar um documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, CNH, Passaporte, etc.); estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação; e estar bem descansado. É necessária avaliação individual em casos de uso de medicamentos, doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens, tatuagens e outras situações.

Para doar sangue, basta ao voluntário procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fins de agendamento e, depois, seguir para o Hemocentro. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Na doação é retirada cerca de 400 ml de sangue.

Relacionadas

Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Unimontes promove comemoração oficial dos 60 anos de criação do curso de Letras
Unimontes promove seminário sobre audiovisual e economia criativa
Exposição “Diálogo com o Modernismo” marca comemoração pelos 60 anos do curso de Letras da Unimontes
Unimontes realiza 2º Torneio de Natação e reúne mais de 90 atletas e 300 pessoas
Unimontes lança Edital para 13 bolsistas na equipe criativa do Núcleo de Teatro – Inscrições vão até domingo