A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a doação de novos equipamentos da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a fazenda experimental do campus da instituição, onde são mantidos os cursos das áreas de ciências agrárias.  Foram entregues uma carreta basculante e carreta pipa.

A doação dos equipamentos, no valor de R$ 52.850,00, foi feita com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Neste segundo semestre, a Codevasf também repassou para o Campus da Unimontes em Janaúba outros implementos agrícolas:  uma roçadeira, uma grade aradora e uma ensiladeira.

Foram entregues pela Codevasf uma carreta basculante e carreta pipa – Foto: Augusto Guilherme

O coordenador do campus da Unimontes em Janaúba, professor Gevaldo Barbosa Oliveira, ressalta que a carreta basculante e a carreta pipa serão de grande importância para as atividades dos cursos de Ciências Agrárias, contribuindo também nas ações da pesquisa e da extensão. Ele salienta que a carreta pipa vai permitir levar água a locais inacessíveeis ao sistema de irrigação.

“Com o novo implemento, os projetos de pesquisa, ensino e extensão mais distantes da fonte de água poderão ser atendidos plenamente sem nenhum problema, principalmente em uma região semiárida como é o caso do Município de Janaúba, onde está localizada a fazenda experimental”, afirma o Coordenador do Campus da Unimontes em Janaúba, professor Gevaldo Barbosa Oliveira.

Ele ressalta que o equipamento também servirá para molhar estradas e carreadores, evitando o excesso de poeira, assegurando mais conforto para os funcionários, professores e acadêmicos. “O ambiente sem poeira melhora também o conforto dos animais, principalmente aves, evitando doenças respiratórias, além de manter as instalações mais limpas e higiênicas”, comenta o professor Gevaldo Barbosa Oliveira.

Já a carreta basculante, informa, poderá ser usada para o transporte de forragem e ração para os animais da fazenda experimental. Também poderá usada para o transporte de insumos diversos, como fertilizantes, concentrados para preparo de rações e sais minerais, entre outras mercadorias.

Por sua vez, o professor Virgílio Jamir Gonçalves Mota, coordenador adjunto da Fazenda Experimental do Campus de Janaúba, afirma que os equipamentos doados pela Codevasf “vão agilizar os trabalhos de transporte em geral e principalmente fornecimento de alimentos para os animais. Isso trará grande economia de mão de obra. A carreta pipa irá trazer bastante benefícios pois poderá ser utilizada como suporte na irrigação das plantas, como reservatório de água e na questão de segurança combate a incêndios”, avalia.

O campus-se em Montes Claros também recebeu doação de cinco tendas e 15 barracas no dia 09 de outubro. A doação atenderá a demanda de ações e eventos promovidos pela instituição.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +