O professor João Roberto de Oliveira, do Departamento de Filosofia, assumiu, nesta terça-feira (27), a coordenação do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros de Bocaiuva, em solenidade presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Ele substitui a professora de Química Vera Lúcia Alves, do Departamento de Ciências Exatas, que pediu para afastar-se da coordenação para dedicar-se à ampliação de projetos de pesquisas que desenvolve. O Campus da Unimontes de Bocaiuva abriga os cursos de Química e Física.
O reitor João dos Reis Canela enalteceu o trabalho desenvolvido pela professora Vera Lúcia Alves e destacou os avanços do Campus de Bocaiuva, reforçando a preocupação da gestão de sempre dar sustentação aos campi para o fortalecimento constante da instituição. O trabalho a ser desenvolvido pelo professor João Roberto de Oliveira também foi destacado pelo reitor da Unimontes, citando o passado de conquistas do novo coordenador.
A Unimontes também tem outros projetos para o município de Bocaiuva. O reitor reforçou que nos próximos meses será feita a licitação para a implantação de uma escola técnica do programa Brasil Profissionalizado, convênio firmado com o Ministério da Educação. A Universidade será responsável pela construção de treze escolas do Brasil Profissionalizado em Minas Gerais. “Estamos apenas acertando detalhes técnicos para que possamos efetivar a licitação para a construção dessas escolas”, anunciou. A Unimontes estuda, também, a possibilidade de implantar mais um curso superior no Campus de Bocaiuva.PARCERIA – O prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, presente na solenidade, anunciou que a Prefeitura vai ampliar a parceria com a Unimontes naquele município. Um convênio foi assinado entre a Prefeitura e a Cemig para o reforço do fornecimento da energia elétrica na região do Campus da Unimontes para garantir que novos equipamentos e laboratórios dos cursos de química e de física sejam instalados em um curto espaço de tempo. Graduado em Letras e em Direito pela Unimontes, o prefeito Ricardo Veloso ressaltou a importância da universidade na transformação da realidade regional e destacou os avanços gerados em Bocaiuva com a presença da unidade da universidade.
AGRADECIMENTOS – A professora Vera Lúcia Alves agradeceu a oportunidade de ter coordenado o campus de Bocaiuva, principalmente na implantação de cursos de Química e Física, até então inéditos na universidade. Enalteceu o apoio que recebeu da gestão da Unimontes e o desafio de ter assumido a unidade acadêmica. “Agradeço a todos que colaboraram com a coordenação do campus e agora vou dedicar-me a um novo projeto”, disse. Ela recebeu uma placa de homenagem de professores e servidores do campus.
O novo coordenador do Campus de Bocaiuva é montes-clarense e desde 1992 tem vínculos com aquele município, quando foi transferido para dar aula de ensino religioso no ensino médio. Em 1994 ingressou na Unimontes através de concurso público, ocupando cargos como coordenador e chefe do departamento de Filosofia, conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e atualmente é membro do Conselho Universitário (Consu). Ele ressaltou que se sente orgulhoso de ser o novo coordenador do Campus de Bocaiuva, citando que muitos bocaiuvenses graduaram-se pela Unimontes e hoje a cidade tem uma unidade da universidade.