Campanha de conscientização sobre os riscos da Dengue realizada em Tocandira contou com palestra e teatro caracterizado (Divulgação)

Além das aulas teóricas e virtuais, as campanhas comunitárias também fazem parte das atividades desenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em seus cursos técnicos a distância em Vigilância em Saúde. Os temas são definidos a partir de sugestões e demandas apresentadas pela população, como no trabalho de conscientização sobre os riscos da dengue e o combate aos focos de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti, tema do trabalho realizado pelo polo do município de Porteirinha, no Norte de Minas, junto aos moradores do distrito de Tocandira.

Além da ação preventiva propriamente dita, com a coleta de recipientes que acumulam água e palestras educativas, os alunos e professores promoveram a distribuição de panfletos e adesivos, o que evidencia o efeito multiplicador da campanha. O setor de epidemiologia da Prefeitura atuou como parceiro. Mais profissionais da secretaria de Saúde aderiram ao projeto de outra maneira: serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de kits de saúde bucal.

Segundo a coordenadora do curso, Simária de Jesus Soares, o evento foi providencial não apenas pelo caráter educativo, mas pelo período em que ele acontece. “Estamos no verão e as chuvas têm sido constantes no Norte de Minas, o que aumenta consideravelmente os focos do mosquito transmissor da Dengue”, completou a professora. Ainda em Tocandira, a população teve acesso às atividades esportivas e lúdicas, com a realização de jogos, brincadeiras de rua e dança, além de teatro inspirado justamente no combate ao Aedes aegypti.

MAIS DOIS POLOS

O curso em Vigilância em Saúde é ministrado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes no âmbito do projeto Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), implantado através de convênio com o Ministério da Educação. Além de Porteirinha, a Unimontes possui polos nos municípios de Santo Antonio do Jacinto e Almenara, ambos no Vale do Jequitinhonha.

Com 25 alunos, o polo em Porteirinha iniciou suas atividades em setembro último, que serão concluídas em fevereiro de 2012. Realizada na última semana de fevereiro, a 1ª Mobilização e Ação Solidária contra a Dengue integrou as atividades de estágio com o encerramento do 1º módulo “Educação e Saúde”.

A aluna Adriana Cristina destacou a grande adesão da população de Tocandira com a proposta, o que superou expectativas. “O mais gratificante foi ver o sorriso das mães, crianças e idosos em promover um benefício para a própria comunidade”, completou a estudante do curso da Unimontes.

Em Santo Antonio do Jacinto a campanha comunitária organizada pelos alunos será dirigida à prevenção contra a leishmaniose e verminoses. Ao invés de um distrito rural, os trabalhos acontecerão paralelamente à feira agropecuária do município. Da mesma forma, os trabalhos serão conduzidos na exposição agropecuária em Almenara, mas os temas ainda não foram definidos.