O reaproveitamento dos pôsteres e painéis feitos de lona, que são utilizados na apresentação de trabalhos científicos nos mais diversos eventos institucionais, é o tema central das ações de educação ambiental que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza junto à comunidade acadêmica com a campanha “Reciclando o Conhecimento.

A partir das doações, o objetivo é de transformá-los em bolsas que serão utilizadas nas atividades da própria Unimontes, sendo a primeira delas o 8º Fórum de Biotemas da Educação Básica, previsto para o final de setembro próximo. A meta é de obter junto aos professores e acadêmicos cerca de 150 pôsteres (banners) que, por sua vez, seriam transformados em até 300 bolsas tiracolo, um dos materiais de divulgação para os participantes do Fórum.

Os trabalhos são coordenados pelo departamento de Estágios e Práticas Escolares, responsável pela organização do Fórum e ponto de coleta dos materiais (sala 32, prédio 2, campus-sede). “A expectativa é de transformar esse trabalho em uma campanha permanente da Unimontes”, acrescenta a professora Luzimara Braz Machado, coordenadora-geral do Biotemas.

Ela lembra que a ideia é de produzir uma bolsa multiuso para atender não apenas aos eventos acadêmicos, mas também às atividades do dia a dia, até mesmo por causa da mobilização que vem sendo feita em todo o Estado para a limitação do uso das sacolas plásticas, bastante comuns em supermercados.

As estudantes Alessandra Fagundes e Mariane Xavier, ambas do 5º período do curso de Odontologia da Unimontes, são estagiárias (voluntárias) do referido departamento e ajudam a divulgar a campanha no campus-sede, através de cartazes, visitas às salas de aula ou mesmo no boca a boca.

“A campanha é muito interessante pelo compromisso em preservar o meio ambiente”, analisa Alessandra. Já Mariane usa o próprio curso como exemplo. “A demanda de eventos científicos a partir do 4º período da Odontologia, assim como de pôsteres, é muito grande e nem sempre há necessidade de guardar o material”, acrescentou, ao apresentar o argumento utilizado para convencer professores e alunos à doação para a campanha.