Nesta sexta-feira (1º/11), serão iniciadas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) as atividades pelo Mês da Consciência Negra. A programação prosseguirá até o dia 29, com debates, palestras, exposições e outras ações voltadas para a igualdade racial e conscientização contra o racismo e a intolerância.

As atividades são desenvolvidas pela Unimontes em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Contam ainda com o apoio do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – Norte de Minas.

A abertura oficial está marcada para as 9 horas, no auditório do prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH), do campus-sede. No local, será inaugurada a exposição itinerante “Africanidades e Religião”. Também nesta sexta-feira, no Espaço Mangueiras (em frente ao prédio da Reitoria), será realizado show cultural em prol do resgate da ancestralidade.

As atividades terão continuidade no dia 8 de novembro, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, onde será montada a Exposição “Africanidades e Religião”. No mesmo dia, às 19 horas, no auditório do prédio 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Unimontes, haverá a mesa redonda “Ciência negra para a descolonização do saber”.

Entre os dias 11 e 14, serão desenvolvidas atividades nas escolas municipais de Montes Claros, com abordagem do tema “plantão educativo: racismo e intolerância religiosa”.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontecerá a 4ª Marcha contra o Racismo e Intolerância Religiosa de Montes Claros. A “marcha” sairá da Praça da Catedral, às 8 horas, percorrendo as ruas centrais da cidade, enfocando os temas “Ancestralidade”, “Respeito” (Re) Existência” e “Democracia”.

Está marcada para o dia 21, às 19h30, na Câmara Municipal de Montes Claros, a audiência pública com o tema “Políticas públicas para o povo negro”. No dia 22, às 19 horas, no hall do prédio 1/CCSA, acontecerá a mesa redonda “O Processo de desestigmatização das religiões de matriz africana”.

A programação será encerrada no dia 29, com o evento “Cultura afro em movimento”. A atividade acontecerá às 18 horas, na área de estacionamento em frente ao prédio da Biblioteca Central, no campus-sede.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”