Nesta sexta-feira (1º/11), serão iniciadas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) as atividades pelo Mês da Consciência Negra. A programação prosseguirá até o dia 29, com debates, palestras, exposições e outras ações voltadas para a igualdade racial e conscientização contra o racismo e a intolerância.

As atividades são desenvolvidas pela Unimontes em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Contam ainda com o apoio do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – Norte de Minas.

A abertura oficial está marcada para as 9 horas, no auditório do prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH), do campus-sede. No local, será inaugurada a exposição itinerante “Africanidades e Religião”. Também nesta sexta-feira, no Espaço Mangueiras (em frente ao prédio da Reitoria), será realizado show cultural em prol do resgate da ancestralidade.

As atividades terão continuidade no dia 8 de novembro, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, onde será montada a Exposição “Africanidades e Religião”. No mesmo dia, às 19 horas, no auditório do prédio 1, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Unimontes, haverá a mesa redonda “Ciência negra para a descolonização do saber”.

Entre os dias 11 e 14, serão desenvolvidas atividades nas escolas municipais de Montes Claros, com abordagem do tema “plantão educativo: racismo e intolerância religiosa”.

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontecerá a 4ª Marcha contra o Racismo e Intolerância Religiosa de Montes Claros. A “marcha” sairá da Praça da Catedral, às 8 horas, percorrendo as ruas centrais da cidade, enfocando os temas “Ancestralidade”, “Respeito” (Re) Existência” e “Democracia”.

Está marcada para o dia 21, às 19h30, na Câmara Municipal de Montes Claros, a audiência pública com o tema “Políticas públicas para o povo negro”. No dia 22, às 19 horas, no hall do prédio 1/CCSA, acontecerá a mesa redonda “O Processo de desestigmatização das religiões de matriz africana”.

A programação será encerrada no dia 29, com o evento “Cultura afro em movimento”. A atividade acontecerá às 18 horas, na área de estacionamento em frente ao prédio da Biblioteca Central, no campus-sede.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro