Profissionais da saúde de diversas áreas e cidades do Norte de Minas participaram nessa sexta-feira (21), no Auditório Mário Ribeiro da Silveira (CCBS) – Prédio 6, da abertura oficial das atividades do projeto “Caminhos do Cuidado”, ação interinstitucional de iniciativa do Ministério da Saúde que conta com parceria, em Minas Gerais, da Escola Técnica de Saúde (ESP-MG) e tem como gestora a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Geraldo Antônio dos Reis, representando o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou a importância e abrangência da Universidade que, por meio da formação profissional e acadêmica, rompeu barreiras significativas na história da saúde básica no Estado.
Representantes de várias frentes que atuam na capacitação de agentes em todo o país abriram os trabalhos convocando os participantes a ofertarem uma formação mais humana e adequada em saúde mental, crack e outras drogas.
Prova de que as parcerias institucionais para o bom desenvolvimento da Atenção Básica (DAB) nos municípios a partir da execução do “Caminhos do Cuidado” têm gerado resultados interessantes é o fortalecimento e financiamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Coordenadora do Caps do município de Francisco Sá-MG, Imaculada Rodrigues de Aguilar traz bons exemplos do atendimento a 400 pessoas em um ano. “Estamos em fase de implantação de mais uma unidade. Na maioria dos casos atendidos temos sido bem sucedidos. Para isso, é imprescindível que as instituições atuem integralmente como parcerias”, acrescenta.Em várias cidade do país, agentes têm se tornado protagonistas nessa formação, que reúne estados e municípios, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública.
A coordenadora executiva do programa, Edelves Vieira Rodrigues, que abriu uma série de quatro palestras, destacou a participação das instituições como a Unimontes. “Até dezembro de 2013 capacitamos 695 orientadores e 2.310 tutores atenderam ao chamado da inscrição, e destes foram selecionados 35 orientadores e 632 tutores atenderam aos pré-requisitos para formação. Hoje são 227 tutores em sala de aula. A formação inova por ser dinâmica, já que oferece estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental”, informou.
COMO NASCEU O PROJETO
Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), o projeto “Caminhos do Cuidado” oferece cursos de capacitação em saúde para agentes comunitários de todo o País.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES) e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) também são parceiros na oferta do projeto.
O trabalho consiste na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Uma vez capacitados, os profissionais ajudam a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.