A Camerata de Violões da Universidade Estadual de Montes Claros escolheu a véspera de Natal para ampliar a divulgação de suas atividades na comunidade regional. No próximo domingo (16/12), será realizada a Cantata de Natal, a partir das 20 horas, na Igreja São Sebastião, em Mirabela (Norte de Minas).

A apresentação será de 40 minutos e terá a “Cantata de Natal”, composição do professor Ronaldo da Silva, combinada com outras músicas eruditas sacras e canções infantis como: “Ave Maria”, de Schubert; “Amazing Grace” (clássico da música cristã norte-americana); “Arioso”, de Johann Sebastian Bach; “Dança da Fada de Açúcar”, que integra a obra-prima “O Quebra-Nozes (Tchaikovsky), além da tradicional “Noite Feliz”.

Professor do curso de Artes Música da Unimontes, Geraldo de Alencar é mestre em Etnomusicologia e coordenador da Camerata. Ele explica que a “Cantata de Natal” foi composta por Ronaldo da Silva em 2008, originalmente, para piano e coral. O violonista paulista Edson Lopes, por sua vez, foi o responsável pela transcrição (adaptação) da obra para grupos de violão.

A preparação para a Cantata de Natal teve início há um mês, com ensaios envolvendo sete integrantes entre professores, egressos e alunos da Unimontes.

Cantata de Natal
Camerata de Violões da Unimontes