A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (25/6), reunião especial em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pela comemoração dos 53 anos de ensino superior público no Norte de Minas. A sessão solene acontecerá no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 do campus-sede, às 19 horas, com a participação de professores, acadêmicos, servidores, autoridades e convidados.

A homenagem foi proposta em requerimento de autoria do vereador Edmilson Magalhães (PP), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A Universidade Estadual de Montes Claros completou 53 anos de criação em 24 de maio último.

A influência da universidade no processo de desenvolvimento regional é ressaltada pelo presidente da Câmara Municipal, José Marcos Martins de Freitas – Marcos Nem (PSD). “A Unimontes tem papel fundamental para o desenvolvimento do Norte de Minas. A homenagem se faz necessária pelo fato da instituição prestar relevantes e importantes serviços à sociedade nos últimos 53 anos de atuação”, destaca.

50 MIL GRADUADOS

A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior –FUNM –, criada em 24 de maio de 1962. É uma autarquia de regime especial do Estado de Minas Gerais, na forma do parágrafo 3º do art. 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgada em 21 de setembro 1989.

A Universidade diplomou 50.089 profissionais nas diversas áreas do ensino superior no período de dezembro de 1966 a dezembro de 2014. Atualmente, a comunidade discente é formada por 12 mil alunos em 134 cursos, sendo 56 regulares de graduação e os demais técnico-profissionalizantes, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu e ensino a distancia. Nos cursos de graduação, são oferecidas 2.713 vagas anuais.

Com ação nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, a Universidade Estadual de Montes Claros atua numa vasta região correspondente a 40% da área total do Estado, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Urucuia. Alcança 377 municípios e atende potencialmente uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes. Além dos cursos do campus-sede, são mantidos os campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu/Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco. Conta também com os núcleos avançados de Joaíma e Pompéu.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia