A Câmara Municipal de Montes Claros realiza, nesta sexta-feira (11/04), a entrega do título de Cidadão Benemérito do município ao professor aposentado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Juvenal Caldeira Durães, de 97 anos. A solenidade está marcada para as 19 horas, no plenário da Casa Legislativa.

O professor Juvenal Caldeira Durães é um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas, tendo construído uma longa trajetória na área da educação e na universidade. Ele foi um dos fundadores do curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), uma das unidades da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.
Juvenal Caldeira Durães atuou como professor em diversos estabelecimentos de ensino de Montes Claros, entre os quais: o antigo Colégio Diocesano, a Escola Umbelino Martins, o Colégio Montes Claros (da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil – EFCB), a Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), o Instituto Norte Mineiro de Educação, o Colégio Imaculada Conceição e o Colégio Marista São José.
Na Universidade Estadual de Montes Claros, além de docente do curso de Matemática (Departamento de Ciências Exatas), o professor Juvenal exerceu os cargos de vice-diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), tendo, também sido diretor da mesma unidade, na época da antiga Fafil. É casado com a professora Rosa Terezinha Paixão Durães, também aposentada da Unimontes, com quem teve oito filhos.
O professor Juvenal Caldeira Durães aposentou-se da Universidade Estadual de Montes Claros em novembro de 1997.

