Em sessão especial realizada na noite dessa quarta-feira (23/05), a Câmara Municipal de Montes Claros homenageou a Universidade Estadual de Montes Claros pela passagem dos seus 50 anos, completados nesta quinta-feira (24). A homenagem foi requerida pelo presidente do Legislativo Municipal, Valcir Soares Silva, que enalteceu “a efetiva participação da Unimontes no processo do desenvolvimento das regiões de sua área de abrangência”.

Participaram o reitor João dos Reis Canela, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, os ex-reitores Raimundo Avelar e Paulo César Gonçalves de Almeida, pró-reitores, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos. Entre outras autoridades, também prestigiaram a homenagem o deputado estadual Carlos Pimenta e o procurador do município, Sebastião José Vieira Filho (representando o prefeito Luiz Tadeu Leite). Um dos convidados foi o ex-deputado Milton Cruz, autor da emenda que resultou na transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na autarquia Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Constituição Mineira de 1989.

“Sentimo-nos honrados por homenagear uma entidade que cuida do nosso maior patrimônio: o conhecimento”, afirmou o vereador Valcir Soares Silva, ao salientar as conquistas e avanços da universidade ao longo desses 50 anos. “Passo a passo, tijolo a tijolo, pedra sobre pedra. Assim foi feita e está sendo feita a história desta conceituada instituição”, afirmou o presidente da Câmara.

Ele lembrou que a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, antecessora da Unimontes, foi criada através da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont, frisando que “a partir desta data a história de toda uma região ganhou força e rumos diferentes”.

Valcir Soares ressaltou as ações que contribuem diretamente para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do homem da região, como acontece na prestação de serviços à comunidade. Nesse contexto, citou o exemplo do Hospital Universitário Clemente de Faria, que realiza mais de 450 mil procedimentos por ano com atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

1edit2

Reitor e vice-reitora durante homenagem (Foto: Sollón Queiroz)

RECONHECIMENTO PÚBLICO

Durante a solenidade, o reitor João dos Reis Canela, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, ressaltou que “a homenagem da Câmara Municipal de Montes Claros aos 50 anos da Unimontes é o reconhecimento público a uma instituição que tem mudado a realidade das regiões onde atua e melhorado a vida de milhares de pessoas”.  Ele destacou o esforço dos pioneiros que, na década de 1960, vislumbraram o ensino superior como fator de desenvolvimento regional.

O reitor ressaltou as diversas atividades desenvolvidas pela Comissão Organizadora do Cinquentenário da Unimontes, presidida pela vice-reitora, desde o princípio deste ano, destacando recente concurso para a escolha do Hino Oficial da universidade. “As professoras Yvone Silveira e Clarice Sarmento foram muito felizes na construção da composição, tanto literariamente como musicalmente. A letra do hino diz tudo sobre a história da universidade e revela todo o conhecimento e o talento da professora Ivone Silveira, para quem solicito uma salva de palmas”, pontuou.

O professor João Canela revelou também que a “Unimontes, com muito trabalho, conseguiu mudar a realidade regional, através do atendimento das demandas da população. Já foram superadas muitas dificuldades para a construção do presente e estamos agora empenhados em construir o futuro”. Para tanto, lembrou, a instituição conta com o apoio irrestrito de toda comunidade regional e da classe política. “O solo foi devidamente adubado e estamos no caminho ideal, construindo uma grande universidade”, concluiu o reitor.

Ainda usaram a palavra o procurador do município, Sebastião José Vieira Filho; o ex-diretor-geral da FUNM professor Raimundo Avelar, o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida e o deputado estadual Carlos Pimenta. Eles enalteceram a contribuição efetiva da Unimontes na transformação da realidade social e econômica em sua área de abrangência.