Em sessão solene realizada na noite dessa terça-feira (14/02), a Câmara Municipal de Bocaiuva prestou homenagem especial  à Universidade Estadual de Montes Claros pelos seus 50 anos de existência. Além da efetiva contribuição da universidade ao desenvolvimento regional, foi destacada a participação do município no fomento ao ensino superior da região, iniciada com o ex-deputado Cícero Dumont, nascido em Bocaiuva  e autor da lei estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, transformada na Unimontes por intermédio da Constituição Mineira de 1988. Também foi ressaltada a importância do campus da instituição no município, onde  funcionam  os cursos de Química e Física.

Estiveram presentes o reitor João dos Reis Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, o prefeito Ricardo Veloso e outras autoridades. Também participaram pró-reitores, coordenadores de cursos, chefes de departamentos,  professores, servidores técnico-administrativos  e alunos do campus de Bocaiúva, além de representantes da comunidade.

camara_

Câmara Municipal de Bocaiuva homenageia Unimontes (Léia Oliveira)

O presidente da Câmara Municipal,  Geraldo Antônio Camelo (que é egresso da universidade), ressaltou que a Unimontes se consolida como um centro irradiador do conhecimento e agente de transformação da realidade social e econômica do Norte de Minas, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ele salientou as inúmeras conquistas e avanços obtidos ao longo de cinquenta anos “de efetiva prestação de serviços à comunidade em geral, desbravando territórios em prol do ensino”.

Geraldo Camelo prestou ainda homenagem ao ex-deputado Cícero Dumont, afirmando ser “necessário ressaltar a existência de vários profissionais filhos de Bocaiuva que são egressos da Unimontes”. Ele destacou que a importância da Universidade foi reconhecida por todos os vereadores de Bocaiúva que, por unanimidade, aprovaram uma moção de congratulações à universidade pelo seu cinquentenário, que foi entregue ao reitor João dos Reis Canela.

Por sua vez, o vereador Eduardo de Oliveira Vieira (secretário da Câmara Municipal) fez questão de salientar o trabalho desenvolvido pelo ex-deputado Cícero Dumont e realçou as ações desenvolvidas pela Unimontes, “símbolo maior da educação universitária norte-mineira”. Já o vereador Juscelino Germano enalteceu as ações da Unimontes na formação e capacitação da juventude regional, ressaltando que “a universidade é a maior instituição pública do Norte de Minas”.

Confira galeria de fotos