Em reconhecimento aos 50 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas, a Câmara Municipal de Janaúba prestou homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em solenidade realizada na última sexta-feira (23), à noite, na sede daquele Legislativo. Na oportunidade, a Unimontes recebeu uma placa como reconhecimento à sua contribuição pelo progresso regional.
A cerimônia contou com as presenças do reitor João dos Reis Canela, da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, além de pró-reitores e integrantes da gestão superior; prefeito de Janaúba José Benedito Nunes Neto, vereadores, autoridades, imprensa e convidados.
Após exibição do vídeo institucional da Unimontes, o presidente da Câmara, vereador Zacarias de Paula Souza, destacou as ações desenvolvidas pela instituição nas regiões Norte e Noroeste, além do Vale do Jequitinhonha. Ele ressaltou que a Universidade, “além de disseminar o conhecimento e o saber em sua área de abrangência, realiza projetos extensionistas que promovem o desenvolvimento do homem enquanto cidadão”.
Logo após, aconteceu a homenagem do Legislativo Janaubense à Unimontes, seguida da cerimônia de lançamento e obliteração do selo personalizado alusivo à data. O ato foi coordenado pelo gerente dos Correios em Janaúba, Renato Santana. Além do reitor e do presidente da Câmara, participaram do ato o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), professor Victor Martins Maia, a ex-diretora do CCET (1994-1997), professora Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro, e a coordenadora do curso de Zootecnia, professora Antônia de Maria Filha Ribeiro.
REFERÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO
O campus da Unimontes em Janaúba oferece os cursos de graduação em Pedagogia, Agronomia e Zootecnia e os mestrados próprios em Ciências Agrárias (Produção Vegetal no Semiárido) e Zootecnia. Para o professor João Canela, esses cursos atendem às demandas da população regional, contribuindo, por exemplo, com o desenvolvimento da agropecuária, principal atividade econômica do município.
“Não devemos nos esquecer das lideranças regionais que, ainda nos anos 60, acreditaram no ensino superior e contribuíram para a sua implantação, lançando as primeiras sementes”, disse o reitor. No caso de Janaúba, citou a participação do ex-prefeito Edilson Brandão Guimarães, “que apostou na implantação do ensino superior regional”.
O prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto, egresso da Unimontes, destacou a importância das comemorações dos 50 anos do ensino superior regional e do campus avançado da instituição para o desenvolvimento do município. ” A universidade é o braço mais forte do Estado no Norte de Minas”, frisou.
HOMENAGENS – Durante a solenidade, a Unimontes prestou homenagens às pessoas da comunidade janaubense que colaboraram com suas ações no município: prefeito José Benedito; presidente da Câmara, vereador Zacarias de Paula; ex-prefeito Pedro Roberto de Menezes Neto (chefe do Executivo na época de instalação do campus) e ao ex-prefeito Edilson Brandão Guimarães (in memoriam), representado pelo filho, Edilson Brandão Guimarães Filho.
Ainda na solenidade, foi feita a apresentação do Coral da Unimontes, sob a regência do maestro Waldir Pereira.
Confira galeria de fotos