Para a maior divulgação das ações do “ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã” e, ao mesmo tempo, apresentar as vantagens na absorção da mão de obra capacitada pelos diversos cursos oferecidos em Montes Claros no âmbito do Programa, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) promoverá no dia 18 de setembro, às 9 horas, no salão de eventos do Max Min Clube, o 1º Café Empresarial.

O secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Hélio Augusto Martins Rabelo, participará das atividades juntamente com o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, e dirigentes de entidades e sindicatos classistas ligadas ao setor empresarial, como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG/Regional Norte).

Na oportunidade, o gerente corporativo de Recursos Humanos da MRS Logística, Renato Vilarinho, ministrará a palestra “Responsabilidade Social das Empresas”.

O QUE É

Ester Silva

Ester Silva é aluna do curso de Beleza e Estética

O programa é uma iniciativa do Ministério do Trabalho. Em Minas Gerais, conta com o suporte do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e, no município de Montes Claros, tem a Fadenor, que auxilia a Unimontes, como sua parceira. Desde julho de 2012, com diversos cursos de qualificação e capacitação, o Projovem Trabalhador atende em Montes Claros 2,1 mil pessoas entre 18 e 29 anos – cujas famílias possuem renda per capita inferior a um salário mínimo e que ainda estão fora do mercado de trabalho.

Obrigatoriamente, cada aluno deve estar concluindo ou já concluiu o ensino fundamental e médio. Aqueles com freqüência mínima de 75% nas atividades receberão auxílio financeiro de R$ 600 – divididos em seis parcelas de R$ 100.

As aulas acontecem no prédio 1 do campus da Unimontes, Faculdades Iseib, Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal) e escolas municipais dos distritos de Nova Esperança, Santa Rosa de Lima e Ermidinha em Montes Claros e nas cidades vizinhas de Bocaiúva, Guaraciama, Glaucilândia, Engenheiro Navarro e Francisco Dumont.

OPORTUNIDADES

Turma Panificação e Confeitaria

Luciano de Sá, instrutor, e os alunos da turma de Panificação e Confeitaria

Somente no campus da Unimontes há 290 alunos divididos em oito turmas, coordenadas pelos professores Marian Gracy Araújo e Riad Vieira. Wellen Santos Ribeiro, de 28 anos, é aluna do curso de “Panificação e Confeitaria”, e aposta que, através do Programa, terá melhores condições de ajudar a mãe nas encomendas de bolos, doces, salgados e outros pratos na casa onde mora, na Vila Anália. “Já tenho afinidade com a área, mas só sei as receitas de família. Aqui, aprendo como dosar os ingredientes, o rendimento das receitas e como atender melhor o mercado”, disse a jovem, que espera por novos negócios mesmo com o curso ainda em andamento.

Há 12 anos trabalhando como padeiro e confeiteiro, Luciano de Sá é o instrutor da turma de 22 alunos que, segundo ele, têm os perfis parecidos. “São pessoas que já atuam em áreas afins e querem aprimorar o preparo e desenvolver melhor as técnicas de culinária”, disse.

“Sempre tive interesse em atuar neste setor, que está em crescimento e, por isso, oferece inúmeras oportunidades de emprego”, comenta a estudante Ester Silva, de 20 anos, aluna da turma do curso de “Beleza e Estética”. Moradora do bairro Bela Vista, em Montes Claros, ela já concluiu o ensino médio e sonha agora com a faculdade de Nutrição. “É uma área associada aos tratamentos de beleza e de estética. O curso aqui do ProJovem Trabalhador é o primeiro grande passo para que eu chegue lá”, completou.

PROFISSíO MAIS DINMICA

Leonardo Reis

Há seis anos trabalhando como bartender, Leonardo Reis espera por mais oportunidades após o curso

O interesse pela área elétrica veio do pai, que por muito tempo trabalhou com autônomo, mas Arlen Freitas, de 19 anos, do bairro Santa Rita I, espera que o curso de “Eletricidade de Reparos”, dentro do ProJovem Trabalhador, possa levá-lo mais adiante. “Sempre auxiliei o meu pai, mas hoje esta área está muito mais dinâmica, com recursos mais modernos e ainda tem a sustentabilidade”, diz o estudante, ao justificar a escolha do curso como um degrau a mais até chegar ao curso superior de Engenharia Mecânica ou Eletricista.

Já Leonardo Reis, de 21 anos, é barman há seis, mas tudo o que sabe aprendeu apenas na prática. Com o curso de Turismo do Programa, acredita que poderá continuar na profissão, mas com mais habilidades. “Quando você trabalha diretamente com as pessoas, é preciso saber como abordar e como se comportar. Não pode ser de qualquer jeito”, avalia.

Os cursos de capacitação e qualificação ofertados estão nas áreas garçom, garçonete, barman, maitre, costureira, alfaiate, atendente de consultório, laboratório e farmácia, telemarketing, turismo e hospitalidade, pedreiro, confeiteiro, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, carpinteiro, operador de máquina, soldador, maquinista, vendedor e operador de caixa, arquivador, eletricista de instalações e beleza estética.

1º Café Empresarial
“ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã”
DATA: 18 de setembro, às 9 horas.
LOCAL: Max Min Clube
INFORMAÇÕES: telefone (38) 3690-3938 (coordenação)