No período de 14 a 19 de julho acontece a 2ª edição do Festival de Inverno “Circuito Lago de Irapé” de Grão Mogol, que tem como destaque a diversidade cultural com uma série de shows, apresentações teatrais, performances e o Festival da Canção. A programação se destaca, também, pelas ações de cidadania e de incentivo às práticas saudáveis, sob orientação da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros.

O modelo a ser aplicado, segundo a CAE, segue o formato do projeto “Unimontes Solidária”, que consiste na participação voluntária de acadêmicos em atividades definidas a partir de demandas da comunidade. As peculiaridades locais também foram consideradas. Grão Mogol é uma cidade histórica e com diversos pontos turísticos – arquitetura e natureza.

CONFIRA

Na área esportiva e de lazer, a Unimontes promoverá a “Academia da Saúde” durante os seis dias de festival. O atendimento ao público em geral será a partir das 8 horas, no espaço da creche municipal (Rua Cândido Fróes, s/nº, Centro).

No “Rodomercado”, nos dias 15 e 17 de julho, de 7 às 12 horas, a CAE promove ações socioculturais com atendimentos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, rua de lazer, oficinas esportivas, palestras educativas e oficina de pinturas.

ECOTURISMO EM ALTA

O fomento ao ecoturismo também faz parte da programação do Festival. Ao invés de apenas uma trilha ecológica, como foi no ano passado, haverá três opções de roteiro para os participantes. O primeiro deles será o da “Trilha do Vau”, dia 16 de julho (8 às 11 horas), com percurso de 5 quilômetros, com saída do Rodomercado em direção à Praia do Vau – às margens do Rio Itacambiruçu.

E no dia 17/7, os praticantes de trekking têm a opção de se inscreverem para a “Trilha da Lapa da Água Fria”, com 3 quilômetros de extensão, com saída também do Rodomercado, às 8 horas, rumo à Praça Coronel Janjão, Maçonaria até a saída da cidade em direção ao “Poço das Moças”.

E no sábado (18/7), a partir das 6h30, a CAE realiza a caminhada ecológica na “Trilha do Barão”, em parceria com a ONG “Vida Verde – Ovive” – e o projeto “Expedição Guardião dos Montes, Grutas e Presépios”, desenvolvido pelo 50º Batalhão de Polícia Militar. O nome da trilha faz alusão à história do Barão de Grão Mogol, que era o proprietário de uma grande fazenda na região e que determinou aos seus escravos, no século XVIII, a construir uma trilha calçada, que ligava a propriedade à sede do município.

Numa iniciativa do Instituto Mão de Deus, mantido pelo empresário Lúcio Bem Querer, em cada uma das três trilhas, os participantes irão promover o abraço simbólico da Serra do Espinhaço, que “corta” o território do município – inclusive na área urbana. A campanha visa conscientizar os participantes sobre como praticar esportes sem desrespeitar o meio ambiente.

A CAE/Unimontes confirma, ainda, mais duas atrações na programação do Festival de Inverno e Grão Mogol: o II Encontro de Motociclistas, organizado em parceria com o Abutres Moto Clube Brasil, e a I Exposição de Carros Antigos, organizada conjuntamente com o Clube do Fusca, de Montes Claros. Os dois eventos acontecem no dia 18 de julho, a partir das 8 horas.