As ações extensionistas desenvolvidas voluntariamente pelos alunos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram destaques no II Festival de Inverno Circuito de Irapé, evento realizado entre os dias 14 e 19 de julho, em Grão Mogol (Norte de Minas). A Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, divulgou nesta semana o número final de atendimentos somente em atividades com a participação dos acadêmicos.

Nos seis dias de evento, foram atendidas 4.203 pessoas por intermédio da ações inseridas no projeto “Unimontes Solidária”. O grupo contou com a participação de 19 acadêmicos de cursos do campus-sede e outros quatro universitários de cursos a distância do polo de educação a distância da UAB, em Cristália.

“Além de levar o conhecimento, cultura e diversão às pessoas, o que já é característica do Unimontes Solidária, o evento também possibilitou a assistência à população da zona rural, uma vez que a área territorial do município é extensa”, afirma o professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE/Unimontes.

Ele destaca que, durante o Festival, as atividades estiveram concentradas na educação ambiental, jogos esportivos, entretenimento, trabalho socioeducativo e apresentações culturais. Na área de saúde, o atendimento direto aos moradores contou com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação sobre a alimentação saudável e prevenção à obesidade e ao diabetes.

Os trabalhos voluntários foram realizados sempre durante o dia na praça em frente ao Mercado Municipal e à Rodoviária de Grão Mogol. Participaram acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina, Pedagogia e Sistemas de Informação. A iniciativa também envolveu alunos matriculados nos cursos de Educação Física e História do Polo Cristália (cidade vizinha a Grão Mogol).

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental também foi destaque nas ações do projeto Unimontes Solidária durante o Festival de Inverno. Um dos pontos altos do evento foi o abraço simbólico da Serra do Espinhaço, como despertar para a atenção à importância de preservar a natureza. As atividades contaram com o apoio da Organização Não-Governamental (ONG) Ovive (Organização Vida Verde), Secretaria Municipal de Esporte de Grão Mogol, Polícia Militar de Meio Ambiente, Presépio Mão de Deus, Bombeiros Militares e Instituto Estadual de Florestas (IEF), além de ambientalistas.

Ainda com foco na preservação ambiental, foram realizados os passeios nas principais trilhas ecológicas do município, que, além da população local, contou com a participação de moradores de outros municípios como Cristália, São Francisco, Icaraí de Minas, Ibiaí, Bocaiúva, Montes Claros e Belo Horizonte.

O percurso “Trilha do Vau”, com 84 participantes, foi considerado “um espetáculo à parte”, conforme avaliação feita pelos participantes; passando pela Casa da Cultura, Presépio “Mãos de Deus”, chegando à praia do Vau onde se encontra a Igreja do Divino Espírito Santo. O passeio da “Trilha do Barão” contou com cerca de 120 pessoas. Foi percorrido ainda o percurso de acesso à Lapa da Água Fria.

Na programação do Festival de Inverno de Grão Mogol também foi inserido o “Motofest”, que proporcionou um desfile de carros antigos e motos pelas ruas da cidade. O evento aconteceu em clima de confraternização, com o apoio do “Abutre”s Moto Clube Brasil (subsede Montes Claros) e o Clube do Fusca, de Montes Claros.

Ainda segundo a CAE, a equipe de alunos participantes do projeto “Unimontes Solidária” já tem programada uma nova atividade voluntária. Trata-se do “Trote Solidário” para a recepção aos 614 acadêmicos que ingressaram na Universidade como aprovados no vestibular de meio de ano. O “trote solidário” está previsto para agosto, numa comunidade rural de Montes Claros.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia