Mais de 1,2 mil pessoas foram atendidas nas ações desenvolvidas pela Unimontes no “Trote Solidário”. O projeto foi realizado manhã/tarde desse sábado (15/03), no Mercado Municipal Christo Raeff, com a participação de 150 acadêmicos, entre calouros e veteranos, dos cursos de Ciências Sociais, Direito, Educação, Enfermagem, Física, Geografia, Letras Espanhol, Medicina, Odontologia e Pedagogia.
O balanço foi divulgado nesta terça-feira (18/03), pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-reitoria de Extensão, responsável pela realização do evento. O “Trote Solidário” tem como objetivo articular e garantir o vínculo entre as atividades de ensino e pesquisa às demandas sociais.
Esse trabalho revela, sobretudo, alguns pontos vulneráveis da sociedade. “Daí o objetivo da integração para atender as demandas sociais nas áreas de esporte, cultura e lazer, direitos humanos, justiça e cidadania e saúde”, explica o coordenador da CAE, professor Gilson José Fróes.
- Veja mais fotos do Trote Solidário
- Confira também um infográfico dos atendimentos
- Inscrições abertas para o Teatro Universitário
Nas ações jurídicas gratuitas desenvolvidas pelo Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), 150 pessoas receberam consultoria. Crianças e adolescentes também marcaram presença no espaço e se divertiram na cama elástica e na seção de pintura facial. Foram 108 assistidos.
A população que freqüentou o Mercado foi atendida em tendas na área externa, ao fundo do estacionamento. Lá, acadêmicos voluntários também promoveram ações de saúde com levantamentos de glicemia (250), aferição da pressão arterial (323) e índice de massa corpórea (323). Ao todo, 896 pessoas receberam orientações sobre como manter a saúde em dia.
Benefícios
Para a dona de casa Inês Pereira, a iniciativa foi de grande valor. “As pessoas não se preocupam em cuidar da saúde, ou mesmo tem dificuldade no acesso aos postos de saúde. Muito bom encontrar esse tipo de serviço aqui no Mercado”, disse. “Não é que seja por descuido, mas por falta de tempo mesmo. Ótimo porque estou cuidando de minha saúde”, disse a faxineira Marli Pereira.
Adenise Thaís Soares, acadêmica do 1º período do curso de Geografia, fez questão de falar sobre a diferença nos tipos de trotes. “Aqui, as pessoas estão felizes, fazendo o bem, servindo ao próximo. No outro tipo de trote [violento] nem todo mundo fica à vontade”. Ela participou da oficina de pinturas ao lado das crianças.Para a professora do curso de Direito Ionete Magalhães de Souza, coordenadora do SAJ Itinerante, o trabalho tem o efeito cidadão. “As pessoas talvez nem saibam que tem um problema jurídico a ser resolvido: dúvida sobre documentos, direitos e deveres. Procuramos esclarecer todos estes pontos”.
Unicalourada/2014
O Trote Solidário integra a 1ª Unicalourada/2014, promoção dirigida aos acadêmicos recém-chegados na Unimontes, aprovados no vestibular tradicional e no processo seriado, a cada início de semestre letivo. O evento no Mercado também chamou a atenção dos feirantes e clientes a partir da apresentação cultural do Grupo de Danças Saruê/Unimontes, com estilos folclóricos e regionais.
Paralelo ao Trote no Mercado aconteceu ainda a Gincana Solidária. Acadêmicos de todos os períodos dos cursos participam de uma campanha de doação de sangue e de arrecadação de alimentos e roupas. Os próprios acadêmicos são responsáveis pela arrecadação de um tipo de donativo. A “disputa” é acirrada, já que vence o curso que consegue arrecadar a maior quantidade de donativos.