Projeto é coordenado por professora da Unimontes
Criar estratégias para reforçar a cobertura vacinal e para a atualização do calendário de imunização das crianças de 0 a 2 anos. Este é objetivo de um projeto que será desenvolvido em Montes Claros ao longo de 10 meses, com a busca ativa nas residências, visando identificar as crianças com o calendário vacinal desatualizado.
O Projeto “Vacina sim, imunização infantil – estratégia de vigilância epidemiológica em saúde” é coordenado pela professora Carla Silvana Oliveira e Silva, vinculada ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Financiado pelo Ministério da Saúde, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Conforme a professora Carla Silvana, a ação tem como principal objetivo implementar a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de 0 a 2 anos de idade no município de Montes Claros. “Trata-se de um projeto de extensão que articula a pesquisa e ensino, com a participação de diversos segmentos profissionais e acadêmicos”, explica a coordenadora.
“Será respeitada a privacidade e o direito dos pais e responsáveis pelas crianças que participarem das ações desenvolvidas pelo projeto de extensão universitária”, pontua a professora Carla Silvana, que também é servidora do Hospital Universitário da Unimontes.
Além da coordenadora Carla Silvana, as atividades do projeto de busca ativa de crianças de 0 a 2 anos com o calendário vacinal desatualizado conta com a participação das professoras auxiliares Cláudia Mendes Campos Versiani, Raquel Gusmão Soares, Ana Paula Ferreira Maciel.
Participam ainda as professoras voluntárias Viviane Maia Santos e Kênia Moreira Souto e dos acadêmicos/bolsistas Alisson Juneo Marques Costa, Patrícia Pereira Alves Braz e Ana Beatriz Mota Guedes
Fonte: Departamento de Enfermagem.