A Universidade caminha ao lado das pessoas. Esta prerrogativa tem acompanhado a atual gestão da Universidade, que cumpre o papel de oferecer e fomentar o desenvolvimento da região por meio de uma educação transformadora. Nesta perspectiva, o reitor Antonio Alvimar Souza e a vice-reitora Ilva Ruas Abreu receberam representantes da comunidade de Buriti do Meio, na zona rural de São Francisco (Norte de Minas), para uma visita de cortesia na tarde dessa quinta-feira (14/3), no campus-sede da Universidade.

O encontro foi pautado pela retomada da atenção primária à população quilombola daquela região, que durante um período foi atendida pela Unimontes com o desenvolvimento de pesquisas e acolhimento na área da saúde. Desta vez, as demandas apresentadas estão direcionadas a estudos e ações que minimizem a dificuldade de acesso à água e no monitoramento da saúde básica dos moradores, além do processo de cartografia da comunidade, que conta com a parceria institucional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

UNIMONTES E QUILOMBOLAS

A Universidade, por meio de professores e profissionais das mais diversas áreas, promove pesquisas em Atenção Primária e Saúde Materno-Infantil em Comunidades Quilombolas no Norte de Minas. O trabalho analisa as condições de saúde da população, assim como o funcionamento da assistência oferecida pelas equipes do Programa em Saúde da Família (PSF). “Mas o trabalho precisa ser uma constante da Universidade”, analisa a vice-reitora Ilva Ruas.

Visita Quilombolas MAR2019

Na Comunidade Buriti do Meio vivem, atualmente, 256 famílias. Uma população com mais de duas mil pessoas, entre crianças, jovens e adolescentes e idosos, que vivem basicamente da agricultura e do artesanato. Contudo, enfrentam problemas como a falta de coleta de lixo adequada, água tratada e encanada, energia, serviços sanitários, apoio psicológico e enfrentamento ao alcoolismo e dependência química (drogas) de alguns moradores.

“Precisamos criar espaços na Unimontes que gerem um diálogo, promovendo o acesso das comunidades quilombolas aos serviços da Universidade. Nesse sentido, vamos propor uma agenda que atenda aos mais diversos anseios dessas comunidades”, projeta o reitor Alvimar.