O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, recebeu nessa terça-feira (22/11), a visita de cortesia do prefeito eleito de Brasília de Minas (Norte de Minas), Geelison Ferreira da Silva. Na oportunidade, foi abordado o interesse do futuro chefe do Executivo em incrementar o convênio que garante o funcionamento do campus avançado em Brasília de Minas. No local, são ministrados os cursos de Administração e Letras/Português.

“Já definimos nossa equipe de transição e já estabelecemos os procedimentos junto à atual gestão para ter ciência da realidade administrativa em Brasília de Minas. O funcionamento da Unimontes em nosso município está em nossa pauta de prioridades, mas queremos também fortalecer os laços entre a Prefeitura e a Universidade”, explica Geelison, que faz parte do quadro de docentes da Universidade há quatro anos. Doutorando em Ciências Políticas pela UFMG, é professor efetivo vinculado ao departamento de Políticas e Ciências Sociais.

Além de questões logísticas, que são de responsabilidade do município (como o transporte dos docentes a partir do campus-sede), o novo gestor pretende ampliar as parcerias, com projetos envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de saúde e de Ciências Sociais da Unimontes em ações comunitárias em Brasília de Minas, que tem um hospital referência microrregional.

“Vamos buscar parcerias que sejam viáveis para as duas partes, desde que sejam extremamente produtivas para a comunidade, levando-se em conta, também, o fato de Brasília de Minas ser uma referência para os municípios vizinhos”, considera Geelison.

Para o reitor João dos Reis Canela, sob o ponto de vista legal e de benefício coletivo, é de interesse da Universidade em discutir e analisar a gestão das atividades com os municípios. “O diálogo agrega valores. É extremamente importante trabalhar sob esta ótica, tendo que vista que a gestão à frente do município de Brasília de Minas será assumida por um conhecedor da realidade acadêmica”.

O assessor especial da Reitoria, Luiz Eduardo Souza Pinto, também participou da reunião.