Projeto que permite aos acadêmicos exercer a prática das atividades empresariais, a Feira do Empreendedorismo será realizada pela primeira vez no campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Brasília de Minas. A programação será desenvolvida nesta sexta-feira (25/11), a partir das 19 horas, na sede da Unimontes, naquele município, sob organização dos 20 acadêmicos do 4º período do curso de Administração do referido campus.

O evento disponibilizará para a visitação pública quatro estandes formalizados a partir de um plano de negócios desenvolvido como atividade curricular da disciplina “Empreendedorismo”. Serão avaliados os projetos “Galeria Ponto Central”, que sugere a locação de lojas comerciais em um único espaço; “Reali$a” – de consultoria financeira; “Nortfrut”, modelo de empresa para a extração e produção de polpa de frutas e derivados; e “Contendas Cerâmica”, modelo de uma fábrica de telhas.

AUTO-AVALIAÇÃO – “A feira sugere, ainda, a auto-avaliação do acadêmico em sua atuação como empreendedor, conhecendo na prática as competências profissionais”, explica o professor Elmer Soares Veloso, da referida disciplina. Serão avaliados quesitos como criatividade, inovação de projeto, iniciativa dos acadêmicos, mobilização da comunidade, dentre outros pontos.

Como é a primeira vez que o projeto acontece no campus de Brasília de Minas não haverá competição entre os projetos, modelo que já acontece na versão da Feira no campus-sede. Isso porque o curso de Administração no município está instalado há menos de dois anos e esta é a primeira turma que organiza uma feira. Mas para os próximos anos, com o ingresso de novos acadêmicos, o evento será ampliado e estendido aos demais períodos.

A equipe da “Galeria Ponto Central” apresenta um projeto que surgiu a partir do diagnóstico local sobre a pouca disponibilidade de imóveis para aluguel no centro de Brasília de Minas. Assim, a iniciativa sugere a criação de uma galeria com 30 pequenos imóveis em terreno vago em um dos pontos mais movimentados da cidade, de frente ao Mercado Central.

“A ideia de toda a equipe é mostrar que um projeto relativamente caro pode ser tornar acessível com o rateio de custos entre pelo menos 30 potenciais lojistas”, acrescenta a acadêmica Silvana Queiróz Magalhães, integrante da equipe “Galeria”.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial acontecerá às 19 horas, com as presenças de representantes da prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial (ACI), Centro Vocacional Tecnológico (CVT), além da coordenação do campus. Logo após, acontecerá a apresentação de cada empresa expositora seguida da visitação dos estandes. No encerramento, haverá uma avaliação geral do evento.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia