Nesta sexta-feira (05/10), será realizada a videoconferência internacional, com a participação de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade de Lublin (Polônia). A iniciativa é parte integrante da programação da XIV Semana de Economia, iniciada no último dia 1º e que se estenderá até esta sexta.

Ao longo da programação, palestras, minicursos, painéis e grupos de trabalho, com foco no tema central: “30 anos da Constituição Cidadã: avanços e desafios para a construção do Estado de Bem-Estar Social Brasileiro”. O professor Silvânio Zacarias Rodrigues é o homenageado nesta edição.

O evento internacional acontecerá às 19 horas, na sala de videoconferência do prédio 7 (CEAD/Fadenor) do campus-sede, coordenada pelo professor Diogo Albuquerque, do Departamento de Economia da Unimontes; e pela professora Ewa Bojar da Universidade de Lublin.

A videoconferência terá a participação de professores poloneses, com a discussão dos seguintes temas: “O Conceito de Responsabilidade Social Corporativa na Empresa Contemporânea”, pelo professor Alexksander Batorski (Universidade de Lublin), “Tendências do Mercado de Trabalho Polonês em 2018”, por Gabriela Matweij e Paulina Wozniak; e “Clusters como forma de cooperação e concorrência entre as empresas”, pelo professor Piotr Dresler.

A parceria entre a Unimontes e a Universidade de Lublin começou a ser articulada em 2017, por intermédio do projeto de extensão “Economia Mercados e Internacionalização”, do Departamento de Economia e do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC), da Unimontes. As professoras polonesas Ewa Bojar e Matilda Bojar visitaram a Unimontes e iniciaram a parceria com o auxílio dos professores Marcos Fábio Martins de Oliveira, Sara Dantas e Cleuber Vieira.

Neste ano, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Reis estiveram em Lublin, onde representaram a Unimontes em uma conferência internacional e ministraram para professores, estudantes e comunidade em geral.

A XIV Semana de Economia tem como tema central “30 anos Constituição da Cidadania – Avanços e desafios da construção do Estado de bem-estar social no Brasil”. Organizada pelo Departamento de Economia da Unimontes, o evento tem como objetivo suscitar debates sobre as principais conquistas e os desafios importantes ainda existentes para consolidar um Estado de bem-estar social no país à luz dos princípios constitucionais da Carta Magna de 1988”.