A Universidade Estadual de Montes Claros prorrogará a concessão de bolsas de estágio extracurricular remunerado – não obrigatório. A renovação contemplará 350 acadêmicos de todos os campi e pólos avançados da Unimontes, com repasse mensal de R$ 680,00 (jornada e auxílio transporte). A vigência será observada entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017, mas condicionada à aprovação do projeto de lei do Governo de Minas Gerais junto à Assembleia Legislativa que estabelece a Política de Assistência Estudantil do Estado.

A extensão do benefício foi garantida diante dos entendimentos da Gestão Superior com o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Pela Unimontes, as negociações envolvem diretamente a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, a Pró-Reitoria de Extensão (PREx) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) – estes dois últimos responsáveis pela coordenação de todo o processo destes estágios.

QUEM

A renovação contempla os estagiários selecionados no edital 1/2016, com exceção dos alunos que estão concluindo a graduação neste dia 27/12 e, ainda, aqueles que estão completando dois anos de estágio remunerado – conforme previsto em Lei Federal Nº 11.788/2008.

Confira

“Estamos extremamente satisfeitos com a possibilidade da renovação dos estágios, tendo em vista o caráter socioeconômico na concessão dos benefícios, reforçando as ações institucionais para a permanência e melhor formação de novos acadêmicos”, observa a pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

PRAZOS

Para a renovação dos estágios, a Pró-Reitoria de Extensão e o DCE realizam, entre os dias 16 e 20 de janeiro, o atendimento especial dos alunos bolsistas para a entrega dos documentos: Termo de Compromisso de Estágio (TC), Plano de Atividades, Declaração do coordenador didático do referido curso, Declaração de Matrícula e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e do cartão bancário (Banco do Brasil).

Para os acadêmicos matriculados no campus-sede, o local de atendimento será na Sala 210, prédio 5 (campus Montes Claros), na sede do Núcleo de Estágios Extracurriculares. Conforme comunicado, será observada a ordem alfabética para cada data: 16 de janeiro: iniciais de A a D; 17/1: da letra E à letra I; 18/1: acadêmicos com as iniciais de J a M; 19/1: de N à letra S e 20 de janeiro: T a Z.

Para os demais campi e núcleos, o atendimento será diferenciado: entre os dias 16 e 17 de janeiro, na secretaria da respectiva unidade da Unimontes.

É importante ressaltar que critério para a seleção dos estágios é estritamente socioeconômico. As bolsas contemplam os acadêmicos regularmente matriculados nos campi da Unimontes que possuem renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo. Além disso, o candidato não deverá ter qualquer vínculo a outro tipo de bolsa.