Na próxima terça-feira (14/02), a Universidade Estadual de Montes Claros iniciará as comemorações dos seus 50 anos de criação nas unidades fora de sua sede. Serão realizadas diversas atividades em Bocaiuva, com destaque para sessão solene de homenagem à Unimontes, na Câmara Municipal.

Além de contar com um campus da Universidade – onde são oferecidos os cursos de Física e Química –, Bocaiuva tem uma condição especial para ser o ponto de partida das comemorações do cinquentenário da universidade fora da sede. O município é a terra natal do ex-deputado Cícero Dumont, autor da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962, que criou a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes por intermédio da Constituição Mineira, de 1989. Cícero Dumont faleceu em março de 2003.

“A nossa cidade é contemplada com um campus da Unimontes, que tem uma ação regionalizada e contribui com o progresso de todo o Norte de Minas. Bocaiuva também sente orgulho por ser a terra natal do ex-deputado Cícero Dumont, autor da lei que criou a universidade”, afirma o prefeito Ricardo Veloso.

O chefe do executivo salienta que, com a manutenção dos cursos de Física e Química, a Universidade Estadual de Montes Claros participa diretamente do crescimento de Bocaiuva, que “mostra a vocação como uma cidade industrial”. Ele lembra que a Unimontes também atua como parceira do município para a instalação de uma escola de formação profissional, dentro Projeto “Brasil Profissionalizado”, do Governo Federal, com a contrapartida do Governo de Minas.

“Além disso, com a implantação dos cursos, a Universidade atrai para Bocaiuva estudantes de outras cidades e isso movimenta a economia do nosso município”, avalia Ricardo Veloso.

ATENDIMENTO AOS MORADORES

As atividades comemorativas do cinquentenário da Unimontes em Bocaiuva serão iniciadas com o Projeto “Ação e Cidadania”, que acontecerá na Praça Pedro Caldeira, no Centro da cidade, das 15 às 19h30. Serão realizadas diversas ações voluntárias nos moldes do projeto extensionista “Unimontes Solidária”, voltadas para o atendimento aos moradores, com a participação dos alunos de diversos cursos da instituição. Outro destaque será a exposição de fotos “O Trem da História”, que poderá ser conferida no mesmo dia, no Museu Histórico e Cultural de Bocaiúva.

A sessão solene de homenagem à Universidade, marcada para as 20 horas, na Câmara Municipal, contará com as presenças do reitor João dos Reis Canela, da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida (que também é presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos), pró-reitores e demais integrantes da gestão superior, juntamente com autoridades e convidados, além de professores e alunos. Ainda na noite da próxima terça-feira, haverá apresentações musicais na Praça Pedro Caldeira, com destaques para o Grupo Saruê e os cantores Talita Gomes e Olavo Ponciano.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia