“A universidade conta com um corpo docente altamente qualificado”, destaca reitor

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago durante as boas-vindas aos calouros – Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na manhã desta quarta-feira (7/08), a “acolhida” aos calouros do segundo semestre letivo de 2024. O evento foi realizado na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, sendo presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago.

As aulas foram retomadas para o segundo semestre no último dia 31 de julho. A Universidade acolheu os aprovados no seu vestibular próprio (1.224 vagas oferecidas no segundo semestre) e no Sistema ENEM/SISU (245 vagas oferecidas). Também foram iniciadas as atividades letivas para os 59 candidatos com 60 anos ou mais aprovados para o preenchimento de vagas remanescentes em 28 cursos de graduação da instituição.

Ao dar boas-vindas aos calouros do segundo semestre de 2024, o professor Wagner de Paulo Santiago saudou os novos acadêmicos, destacando a importância de eles terem sido aprovados em um processo seletivo para o ingresso em uma instituição pública de ensino gratuito e de qualidade. Ele recomendou aos novos alunos que aproveitem ao máximo o tempo de permanência na universidade.

“A nossa universidade conta com um corpo docente altamente qualificado e extremamente dedicado”, destacou o reitor. Ele salientou que, além do ensino, os alunos têm acesso a uma série de atividades de extensão, pesquisa, estágios e bolsas de iniciação científica. Podem também contar com os serviços e instalações da universidade, como a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário, que oferece alimentação de qualidade com valor subsidiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

“Vocês são muito bem-vindos. Vocês agora fazem parte da família Unimontes. Com certeza, vão sair da universidade melhores do que quando entraram”, assegurou o reitor Wagner Santiago. “A vida nos ensina a sermos fortes. Nunca desanimem diante das dificuldades e obstáculos”, completou.

Durante o evento, a mascote oficial da Unimontes, o “Unigênio”, interagiu com os novos acadêmicos, trazendo um clima descontraído e acolhedor. A professora do curso de Teatro, Nelcira Aparecida Durães, contribuiu com uma contação de história e abriu a participação para falas dos pró-reitores Ivana Ferrante Rebello (Ensino), Rogério Othon Teixeira Alves (Extensão), Maria das Dores Magalhães Veloso (Pesquisa), Marcelo Brito (Adjunto de Extensão) e Beatriz Rezende Marinho da Silveira (Adjunta de Pesquisa). A diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Damaso Messias, e a presidente da Coteps, Jussara Maria de Carvalho Guimarães, também marcaram presença e compartilharam suas mensagens.

A acolhida contou ainda com a presença da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo, do diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Jânio Marques Dias, além de chefes de departamento, coordenadores, professores e servidores técnico-administrativos.

As atividades de acolhida dos calouros seguem até o dia 08/08, com uma programação diversificada que inclui apresentações artísticas e culturais, palestras e visitas guiadas ao campus, proporcionando aos novos alunos uma integração completa ao ambiente universitário.

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos