Uma festa marcada por sorrisos e superação reuniu, na manhã desta quinta-feira (27/02), mulheres que estão em diferentes estágios do tratamento do câncer de mama. Elas são assistidas pelo Projeto de Extensão VIDA, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto e à Pró-Reitoria de Extensão. A atividade abriu  o calendário das comemorações do aniversário de 20 anos do projeto, que serão celebrados em maio de 2025.

Bloquinho “Batucada da Vida” – Foto: João Morais/Ascom Unimontes

Coordenado pela professora Claudiana Bauman – que também é responsável pelo Projeto VIDA, o encontro transformou a quadra 2 do Centro Esportivo Universitário (CEU) da Unimontes em palco para uma aula animada, embalada por música e dança em clima carnavalesco.

A atividade contou com o apoio dos professores Camila Ferreira, Larissa Betânia de Carvalho e Janice Guimarães de Carvalho, do Departamento de Educação Física e do Desporto, juntamente com a psicóloga Juliana Fernandes Farinha e a nutricionista Margarete Fernandes. Contou também com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física.

Cerca de 25 participantes se reuniram para formarem um bloquinho de carnaval que recebeu o nome de “Batucada da Vida”, tema escolhido para motivar as mulheres assistidas a celebrarem a recuperação.

“O Projeto VIDA é aberto à comunidade e assiste mulheres em tratamento do câncer de mama. Sua missão é melhorar o condicionamento físico, trabalhando força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Assim, colabora no tratamento da doença, além de oferecer terapias complementares”, explica a professora Claudiana Bauman.

Foto: João Morais/Ascom Unimontes

Uma das assistidas pelo Projeto VIDA, Valdívia Gonçalves destacou a relevância da iniciativa em sua vida. “Esse projeto para mim é realmente vida, porque através dele eu me priorizo. Antes de ter o câncer, eu só focava em trabalho, família e casa, sem tirar tempo para mim. A partir do projeto, aprendi a cuidar mais da minha saúde e do meu exercício físico”, declarou.

“E é isso que me sustenta até hoje: a alegria, a parceria com as amigas e o apoio dos professores das áreas de saúde. A gente pode sair de casa triste, mas quando chega aqui se renova”, concluiu Valdívia.

O Projeto VIDA também oferece às assistidas apoio psicológico, nutricional, odontológico e espiritual, além de visitas domiciliares e passeios, criando um senso de companheirismo entre as participantes.

As atividades físicas, culturais e de saúde ocorrem às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 9h30, no Laboratório do Exercício (Academia) do Centro Esportivo Universitário. A participação é gratuita. Para se inscrever, basta procurar os professores responsáveis nos dias e horários das atividades do projeto.

Para ingressar no programa, é necessário apresentar um atestado médico liberando a prática de exercícios físicos, além de cópia do comprovante de residência e da carteira de identidade.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo