A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes) comemora a seleção da “Analítica Norte de Minas” para o “Bloom BusiTechnology” (BloomBTech), Programa de Desenvolvimento Estratégico de Empresas Incubadas em Minas Gerais. Ao todo, foram 20 empresas selecionadas em todo o Estado, oriundas de 12 incubadoras de diversas regiões de Minas Gerais. A divulgação foi feita nessa segunda-feira (31/7). A “Analítica Norte de Minas” propõe a criação de um laboratório de análises clínicas que inicialmente atenderá animais de pequeno porte.

A BloomBTech é uma iniciativa acertada da parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a Rede Mineira de Inovação (RMI). O programa é executado pela Wylinka, uma organização sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte e que promove o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no Estado.

PRÓXIMOS PASSOS

A próxima etapa do programa é a realização de um diagnóstico do negócio, que acontecerá no dia 28 de agosto, com a vinda dos consultores da Wylinka à Inemontes, no campus-sede da Unimontes. As etapas posteriores ao diagnóstico são: estudo de mercado, workshop de definição de estratégias e o acompanhamento na implementação das ações – nos meses de setembro, outubro e novembro, respectivamente.

O objetivo do programa é o direcionamento estratégico das empresas incubadas, alavancando seus resultados e contribuindo para intensificação do impacto gerado. Durante quatro meses serão realizadas assessorias individualizadas para empresas com potencial de gerar impacto social e/ou ambiental.

A diretora executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, explica que o Programa BloomBTech terá o papel de fazer com que o negócio incorpore a visão de impacto social e ambiental logo em seus primeiros passos.

“Para a universidade, o resultado é fruto do trabalho de seleção e acompanhamento da Inemontes em relação aos incubados. Além disso, vejo como oportuna a possibilidade de gerar empregos e renda, quando a empresa se lançar no mercado e fixar mão de obra qualificada na região. Em síntese, a universidade desenvolve o empreendedorismo e, com isso, contribui para o desenvolvimento regional”, descreve a diretora da Inemontes.