As experiências e os resultados obtidos a partir das ações de integração entre o ensino superior e a educação básica serão divulgados nesta quarta-feira (7/12), em dois eventos simultâneos realizados pela Universidade Estadual de Montes Claros: o IV Congresso Biotemas na Educação Básica e a III Mostra Científica Biotemas – “Ciência Alimentando o Brasil”. As atividades acontecem no prédio 6, do campus-sede, a partir das 14 horas.

Aberta ao público em geral, a programação terá início com a apresentação dos trabalhos científicos (em pôsteres) que foram desenvolvidos e divulgados durante a realização do 13º Fórum Biotemas, em setembro último. “A proposta é de justamente socializar os resultados obtidos durante o Fórum”, destaca a coordenadora geral do Biotemas, professora Luzimara Silveira Braz Machado.

Durante o Fórum, entre 13 e 16/9, a Unimontes desenvolveu 150 minicursos e oficinas para alunos do ensino médio, com o envolvimento de acadêmicos de 24 cursos de seis instituições de ensino. As atividades aconteceram no campus-sede e na Escola Estadual Levi Durães Peres.

MOSTRA CIENTÍFICA

Outro ponto de destaque na programação está na promoção da III Mostra Científica Biotemas, que repetirá no campus-sede os estandes da Feira de Ciências realizada junto às escolas estaduais parceiras da Universidade. Haverá, também, a apresentação de trabalhos (pôsteres) e do “diário de bordo” – relatório sobre o andamento das atividades desde a escolha dos temas para a pesquisa desenvolvida.

A professora Fabiana Vieira Matrangolo, do Departamento de Biologia Geral, é a coordenadora da Mostra e destaca o envolvimento de cerca de 100 acadêmicos/egressos na realização do evento, a maior parte formada por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito dos cursos de Licenciatura da Unimontes. Os “pibidianos” atuam junto à Educação Básica em 30 escolas da rede estadual na área de abrangência da Universidade.

O tema da Mostra – “Ciência Alimentando o Brasil” – foi o tema escolhido para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL). Sendo também o tema da palestra de encerramento do evento.

Confira vídeo sobre a III Mostra Científica

PREMIAÇÃO

Ainda durante a III Mostra, os professores que integram a Comissão Científica do Biotemas serão responsáveis pela avaliação dos trabalhos desenvolvidos diretamente com a educação básica. Serão considerados critérios como “inovação, consonância com o tema escolhido e a relevância científica” e a melhor produção, além da premiação, será a representante da Unimontes na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá entre 21 e 23 de março, em São Paulo/SP.

Além da oportunidade de levar o trabalho para apresentação em um dos maiores eventos de inovação do País, os primeiros colocados, que estejam no ensino médio, receberão uma bolsa institucional de iniciação científica com vigência de um ano.

Após a apresentação dos trabalhos, a professora Grécia Oiama Dolabela Bicalho ministrará a palestra “Ciência Alimentando o Brasil x 2016: Ano das Leguminosas – estabelecido na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU/Unesco/SNCT). A premiação dos melhores trabalhos ocorrerá às 19 horas, no encerramento dos dois eventos.

IV Congresso Biotemas na Educação Básica
III Mostra Científica Biotemas
Tema: “Ciência Alimentando o Brasil”
Data: 7 de dezembro (quarta-feira)