Foi aberto nessa segunda-feira (15/09), o 2º Congresso Biotemas na Educação Básica, realizado conjuntamente com 11º Fórum Biotemas na Educação Básica, iniciativas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com quatro escolas da rede estadual de ensino: Clóvis Salgado (Bairro São Expedito), Hamilton Lopes (Edgar Pereira), Benjamin Versiani (Alice Maia) e Antônio Canela (São Geraldo). A solenidade de abertura aconteceu no auditório do prédio 2, do Campus Universitário.

Na solenidade de abertura, a vice-reitora professora Maria Ivete Soares de Almeida cumprimentou os organizadores do congresso e do fórum e destacou a importância da integração da universidade com as escolas da educação básica. “A Universidade tem como objetivo promover ações voltadas para a melhoria de vida da população. E eventos como estes colocam em prática este compromisso”, afirmou a vice-reitora.

Os dois eventos têm como objetivo promover a integração da educação superior com a educação básica nas diversas áreas do conhecimento. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (19/09), com minicursos, oficinas, palestras, exposições, mostra científica, apresentação de pôsteres, agenda cultural, estandes e mostras de profissões. A programação envolve cerca de 600 universitários, sendo 450 da Unimontes e outros 150 acadêmicos de outras instituições de ensino superior sediadas em Montes Claros.

PÚBLICO PARTICIPANTE

A organização é do departamento de Estágios e Práticas Escolares, com a participação de professores, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado. As ações são dirigidas a um público de 3,5 mil pessoas, sendo 3,3 mil alunos do ensino médio e fundamental e 200 professores das escolas estaduais participantes.

Nesta terça-feira, as atividades acontecem na Escola Estadual Clóvis Salgado. Na quarta-feira, a programação será na Escola Estadual Antônio Canela. A programação do 2º Congresso e 11º Fórum Biotemas na Educação Básica terá continuidade na Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos (quinta-feira) e na Escola Estadual Hamilton Lopes (sexta-feira).

Participam alunos dos cursos das áreas de Artes, Biologia, Fonoaudiologia, Matemática, Nutrição, Farmácia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Ciências da Religião, Geografia, Letras, Pedagogia, Direito, Ciência da Computação, Engenharia, Farmácia, Filosofia, História, Nutrição e Serviço Social.

A palestra de abertura do Congresso Biotemas foi proferida pelo professor doutor Antonio Alvimar Souza, que abordou o tema “Universidade, Ética e Desenvolvimento Social”. Ele enalteceu a importância da instituição superior na difusão do conhecimento e na construção da cidadania. “A Universidade só tem sentido se inserir no contexto social do qual fazemos parte”, afirmou o palestrante.