Ampliar os debates sobre a Bioética e estreitar as relações institucionais a partir da troca de experiências com a oferta de especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como o aprofundamento em pesquisas específicas. Objetivo é reforçar a parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Núcleo de bioética e o Centro Universitário de São Camilo (SP). 

Os representantes das duas instituições reuniram-se nessa quarta-feira (28/05) no gabinete da reitoria. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, membros do Núcleo de Bioética da Universidade e o Reitor do Centro Universitário de São Camilo (SP), professor doutor Pe. Christian de Paul de Barchifontaine. Debateram sobre a parceria e as propostas de dinamização do setor de bioética. 

O encontro foi iniciativa do Núcleo de bioética da Unimontes que propõe ampliar as perspectivas e pesquisas, com ênfase na produção acadêmica e científica, nas áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, da saúde, exatas e tecnológicas. “É um anseio da Universidade em ampliar a discussão ética no meio acadêmico, bem como é nossa a responsabilidade social de repensar os temas atuais”, ressaltou o reitor João Canela. 

O núcleo de bioética da Unimontes é coordenado pelo professor, especialista em bioética e ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond e abrange os cursos de graduação e de pós-graduação – incluindo os mestrados e o doutorado institucionais. Durante a reunião foi sugerida uma visita de um grupo disciplinar da Unimontes que conhecerá a infraestrutura e o corpo docente do Centro Universitário paulista. A proposta é de que a Unimontes firme um convênio para um futuro intercâmbio de conhecimento entre as instituições, que será divulgado em breve à comunidade acadêmica. 

Como funciona o Núcleo de Bioética 

O Núcleo é formado por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e centros de atividades da Unimontes que têm como missão estruturar o grupo levando informações para a comunidade acadêmica, instituições de fomento à pesquisa, no âmbito regional, nacional e internacional.  

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia