O Programa Interdisciplinar de Ampliação dos Saberes (Bioeducar), da Unimontes, promoveu nesta semana o Seminário do Plano Local de Intervenção para ampliar e contribuir com o desenvolvimento da cidade de Pompéu, na região central de Minas Gerais. Depois de um levantamento feito no município sob os temas História e Cultura, Meio Ambiente, Defesa de Direitos, Formação para Professores e Criminalidade, o Bioeducar apresentou propostas de intervenção na realidade social como forma de contribuir com o desenvolvimento educacional, cultural e econômico de Pompéu.

“Como instrumento de planejamento e constituição de estratégias para o enfrentamento de problemas do cotidiano local, o Bioeducar discute e implementa ações por meio de um seminário ampliado para apresentar diagnósticos e, por meio desses, delinear estratégicas e proposições com a participação das comunidades e instituições locais”, explica a pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, coordenadora do programa.

Biopompeu destaque

Encontro com os participantes do programa em Pompéu

As mesmas ações contemplam, ainda, os municípios de Joaíma e Pedra Azul. O programa da Unimontes tem o apoio da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), da Fadenor (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas) e das prefeituras envolvidas.

DIRECIONAR AÇÕES

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que participou da solenidade de abertura do seminário, terça-feira à noite, ressaltou a ação do Bioeducar como instrumento importante de direcionamento das ações para contribuir com o desenvolvimento do município, além de ser uma rica oportunidade para que a Unimontes também pratique a extensão, envolvendo professores, servidores e acadêmicos diretamente na realidade dos municípios envolvidos.

O prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis, enalteceu a contribuição que a Unimontes oferece ao município ao longo dos anos, mantendo uma unidade naquela cidade. Observou que o Bioeducar é mais uma importante ação em prol do desenvolvimento da cidade. Além do Bioeducar, o prefeito destacou que outra iniciativa em andamento que vai contribuir com o desenvolvimento da cidade é a construção do prédio da Escola do Brasil Profissionalizado. “Pompéu tem muito a agradecer a Unimontes por nos ajudar, de forma clara e com ações, a acelerar o progresso da nossa cidade”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia