Pelas mãos de servidores da Biblioteca Central “Professor Antonio Jorge”, da Unimontes, a partir de uma ação voluntária, o descarte de papéis e caixas tem outro significado; todo tipo de material que para outros setores da Universidade não tem mais serventia são devidamente reaproveitados. Trata-se do projeto “Reciclar na Biblioteca”, implantado há 15 anos e que tem como objetivo racionalizar recursos com foco na sustentabilidade, reciclagem, preservação do meio ambiente e na praticidade.

A mais nova ação do projeto está na decoração natalina para o espaço interno – e fachada – da Biblioteca Central. Os enfeites foram todos elaborados a partir de materiais recicláveis, desde fios elétricos, canos de PVC, papeis e objetos que teriam como destino o lixo.

Cerca de 120 itens estão espalhados pelos dois andares da Biblioteca, entre guirlandas, velas, enfeites, adesivos, laços e flores. A produção durou cerca de duas semanas, entre o final de novembro e início de dezembro, em oficinas que acontecem além do turno de trabalho, com a participação espontânea de 14 servidores. O trabalho contou, ainda, com o apoio dos setores de Manutenção e Imprensa Universitária.

O Projeto é coordenado pela diretora da Biblioteca, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia e envolve também a comunidade. “Como a decoração natalina é tradicional, nos inspiramos no projeto para adaptar o ambiente da Biblioteca”, explica.

OFICINAS

A técnicapara reaproveitamento sustentável é repassada de forma gratuita para a comunidade acadêmica e ao público externo. Em 2017, o trabalho de reutilização de materiais recicláveis foi desenvolvido junto a outros eventos institucionais, como o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (11º Fepeg), 55 Anos Unimontes e Dia do Servidor Público, além de datas comemorativas como nos Dias das Mães e da Mulher e a campanha do Outubro Rosa, de prevenção e tratamento ao câncer de mama.

Além da elaboração de enfeites, são aplicadas técnicas como cartonagem e decoupage na produção de caixas decorativas, blocos de anotação, agendas, flores, álbuns para fotografias, embalagem e fitas, dentre outros atrativos.
As oficinas são desenvolvidas na própria Biblioteca. A agenda de oficinas é feita anualmente. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8210 ou pelo e-mail biblioteca.central@unimontes.br.