Mostra prossegue até 12 de julho, aberta a toda comunidade

As obras relacionadas a educação popular, gênero e relações étnico-raciais são apresentadas em uma exposição no hall da Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A mostra é intitulada “Exposição bibliográfica Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais” e poderá ser conferida até o dia 12 de julho.

Dentro da programação, estão previstos os lançamentos dos “A Invenção da Solteirona (2° edição)”, “Sexualidades Insubmissas: Contribuições aos estudos feministas e querer” e “Gênero, Insubmissão e Violência” da professora Cláudia Maia; e “Possibilidades para o trabalho nas escolas, trabalho com a educação para as relações étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero e para justiça social”, que tem como organizador o professor Heiberle Hirsgberg Horácio.

Foto: divulgação.

O evento é voltado para Público-Alvo: Acadêmicos, professores, servidores da Unimontes e comunidade em geral, especialmente, alunos de escolas de do ensino fundamental e médio (públicas e privadas) de Montes Claros.

A iniciativa é do Centro de Referência em Educação Popular com Enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular), projeto de pesquisa institucionalizado pela Unimontes e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A proposta visa atender as demandas de ações, pesquisas e estudos no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

O projeto de pesquisa coordenado pela professora: Professora Bárbara Figueiredo Souto, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH) da Unimontes.

Entre outras metas, a iniciativa objetiva criar um Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e relações étnico-raciais, promover a formação de educadores populares na área temática de gênero e raça, além de refletir sobre a formação cidadã por meio de documentos de domínio público.
Visa Investigar sobre Educação Popular com enfoque em Gênero e relações étnico-raciais no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri comunidades tradicionais, além de levantar dados como distribuição de renda, índices educacionais e produções científicas.

A exposição é resultante de pesquisa realizada pela professora Filomena Cordeiro, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em História da Unimontes, juntamente com a acadêmica Laura Damaso, bolsista de iniciação científica da Fapemig.

Como integrantes do Cerpopular, elas realizaram pesquisa sobre o acervo da Biblioteca Central da Unimontes sobre educação popular, gênero e relações étnico-raciais. Na pesquisa foram encontradas 2.704 obras relacionadas à temática, entre elas, obras raras e especiais como “Sobrados e Mocambos” e “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre; “Servidão humana”, de “W. Somerset Maugham; “Raça e assimilação”, de Oliveira Vianna; e “A história da raça humana”, de Henry Thomas. Há também obras de autores que fazem parte da Unimontes, entre eles os professores Gustavo Cepolini, Bárbara Souto, Cláudia Maia, João Olímpio Reis e Filomena Cordeiro, além de autores regionais como Maria Ester Santana, Antônio Cabral, Kátia Borges e Leonardo Campos, Shirley Castro Almeida e, Rita Tavares

Serviço

“Exposição bibliográfica Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Onde: Biblioteca Central Antônio Jorge- campus da Unimontes
Público-Alvo: Acadêmicos, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral, especialmente os alunos de escolas de Montes Claros.
Abertura: 4 de julho, 16 horas
Até quando: 12 de julho.

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo