Mostra prossegue até 12 de julho, aberta a toda comunidade

As obras relacionadas a educação popular, gênero e relações étnico-raciais são apresentadas em uma exposição no hall da Biblioteca Central Antônio Jorge, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A mostra é intitulada “Exposição bibliográfica Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais” e poderá ser conferida até o dia 12 de julho.

Dentro da programação, estão previstos os lançamentos dos “A Invenção da Solteirona (2° edição)”, “Sexualidades Insubmissas: Contribuições aos estudos feministas e querer” e “Gênero, Insubmissão e Violência” da professora Cláudia Maia; e “Possibilidades para o trabalho nas escolas, trabalho com a educação para as relações étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero e para justiça social”, que tem como organizador o professor Heiberle Hirsgberg Horácio.

Foto: divulgação.

O evento é voltado para Público-Alvo: Acadêmicos, professores, servidores da Unimontes e comunidade em geral, especialmente, alunos de escolas de do ensino fundamental e médio (públicas e privadas) de Montes Claros.

A iniciativa é do Centro de Referência em Educação Popular com Enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular), projeto de pesquisa institucionalizado pela Unimontes e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A proposta visa atender as demandas de ações, pesquisas e estudos no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

O projeto de pesquisa coordenado pela professora: Professora Bárbara Figueiredo Souto, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH) da Unimontes.

Entre outras metas, a iniciativa objetiva criar um Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e relações étnico-raciais, promover a formação de educadores populares na área temática de gênero e raça, além de refletir sobre a formação cidadã por meio de documentos de domínio público.
Visa Investigar sobre Educação Popular com enfoque em Gênero e relações étnico-raciais no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri comunidades tradicionais, além de levantar dados como distribuição de renda, índices educacionais e produções científicas.

A exposição é resultante de pesquisa realizada pela professora Filomena Cordeiro, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em História da Unimontes, juntamente com a acadêmica Laura Damaso, bolsista de iniciação científica da Fapemig.

Como integrantes do Cerpopular, elas realizaram pesquisa sobre o acervo da Biblioteca Central da Unimontes sobre educação popular, gênero e relações étnico-raciais. Na pesquisa foram encontradas 2.704 obras relacionadas à temática, entre elas, obras raras e especiais como “Sobrados e Mocambos” e “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre; “Servidão humana”, de “W. Somerset Maugham; “Raça e assimilação”, de Oliveira Vianna; e “A história da raça humana”, de Henry Thomas. Há também obras de autores que fazem parte da Unimontes, entre eles os professores Gustavo Cepolini, Bárbara Souto, Cláudia Maia, João Olímpio Reis e Filomena Cordeiro, além de autores regionais como Maria Ester Santana, Antônio Cabral, Kátia Borges e Leonardo Campos, Shirley Castro Almeida e, Rita Tavares

Serviço

Onde: Biblioteca Central Antônio Jorge- campus da Unimontes
Público-Alvo: Acadêmicos, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral, especialmente os alunos de escolas de Montes Claros.
Abertura: 4 de julho, 16 horas
Até quando: 12 de julho.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq