O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Montes Claros, que atende a 16 unidades nos 12 campi da Instituição, identificou que uma média de 300 livros são danificados mensalmente por manuseio inadequado e até falta de cuidado. Para reduzir este número significativamente, diversas campanhas são realizadas a cada início de semestre letivo com alunos veteranos e calouros com a finalidade de conscientizar sobre a importância da conservação.
Além deste trabalho, a direção da Biblioteca Central também realiza cursos sobre técnicas de preservação e recuperação dos livros. Servidores são treinados pelo setor de conservação de acervo da Biblioteca Central. O curso teve início no dia 14 e prossegue até o próximo dia 22, com a participação de 15 servidores da Biblioteca.
“Os servidores são treinados e já estão atuando na recuperação do acervo. Temos, atualmente, 2,2 mil livros danificados que estão na Biblioteca e que serão recuperados”, informou a diretora da Biblioteca Central, Roseli Damaso Messias Garcia, que é responsável pelo curso ao lado da servidora e técnica universitária Rosa Caldeira dos Santos.
![Trezentos livros por mês são danificados por falta de cuidado (foto: Mateus Hubert) Curso conservacaolivro](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2019/02/Curso_conservacaolivro.jpg)
Trezentos livros por mês são danificados por falta de cuidado (foto: Mateus Hubert)
O sistema de Bibliotecas da Unimontes possui um acervo de 135 mil exemplares e 70 mil títulos distintos, com 13.581 usuários cadastrados, entre professores, alunos, servidores e demais profissionais com vínculo institucional às unidades ligadas à Unimontes.
SERVIÇO
Curso de Técnicas e procedimentos de conservação de livros
Até 22 de junho
Horário: 8h ao meio-dia e de 13h30 às 17h30
Local: Biblioteca Central da Unimontes
(38) 3229-8210