O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), terá uma série de atividades na próxima terça-feira (8/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na programação, haverá café musical, dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Também estão em destaque ações para garantir a boa saúde, com testes gratuitos de pressão arterial e de exames rápidos e orientação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As atividades são coordenadas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do HUCF. A programação se estenderá por todo o dia, envolvendo setores do Hospital Universitário.

Às 8 horas, a primeira intervenção na Tenda Educativa ao lado da entrada do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), com testes de aferição de pressão arterial, testes e orientação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – Hepatite (B e C), Sífilis e HIV.

A ação é coordenada pelo Programa em Residência em Saúde da Mulher e visa reforçar os cuidados para a prevenção das DSTs junto à população feminina. “Trata-se de um grupo marcado pela vulnerabilidade de gênero, o que a torna ainda mais susceptível. O objetivo é orientar sobre possíveis situações de risco e prevenir de infecções futuras”, afirma a enfermeira Luciana Aguiar, residente em Saúde da Mulher.

Às 9 horas, haverá um “Café Musical” nos corredores do HUCF (entre as clínicas A e B) e no Refeitório. Ainda pela manhã, estão previstos lanches especiais na nova sede do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Os lanches também serão servidos à tarde e à noite.

CUIDADOS COM A BELEZA

Entre às 18 e 21 horas, as servidoras do Hospital Universitário serão orientadas sobre como os cuidados pessoais para elevar a autoestima. Elas receberão dicas básicas de maquiagem e de cuidados com a pele. A orientação será repassada pela equipe de Neila Ester (diretora independente da Mary Kay).

“A ideia e resgatar a beleza que muitas vezes esta escondida por causa da rotina dessas mulheres. Queremos transformar a realidade, mudar o astral e promover o bem-estar”, garante Neila.

O servidor Adilson Cardoso, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), esclarece que a programação visa atender o público feminino do HUCF e melhorar o ambiente hospitalar. Ele ressalta que a humanização contribui para uma melhor recuperação dos pacientes internados. “Isso traduz em mais carinho com os usuários”, observa.

SERVIÇO
Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Hospital Universitário Clemente de Faria – Unimontes
Horário: das 8 às 21 horas
Contato: (38) 3224-8228 – GTH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia