Durante a solenidade de abertura do projeto “A gosto da Unimontes”, na noite dessa segunda-feira (17/8), no Museu Regional do Norte de Minas, o público foi contemplado com o lançamento do livro “Em Busca da Religiosidade Sertaneja: Fé, Cultura no Sertão dos Gerais”, de autoria do professor e mestre em História Jânio Marques Dias, diretor de Documentação e Informações da Unimontes (DDI).

Publicada pela Editora Unimontes, a obra foi apresentada pelo jornalista Andrey Librelon, da equipe da Assessoria de Comunicação Social da Unimontes, que ressaltou que o autor fez um trabalho de pesquisa minucioso e árduo, sendo que o livro demonstra a força do sincretismo cultural do sertanejo. “A obra coloca uma lupa sobre os aspectos históricos das manifestações populares e religiosas, que reverberam (repercutem) ainda hoje na cultura e nos costumes locais e, por isso, traz uma enorme contribuição para o conhecimento da história da religiosidade nos rincões das Gerais”.

A professora Cláudia de Jesus Maia, chefe do Departamento de História, enalteceu a relevância do livro. Ela lembrou que a publicação resulta de trabalho de pesquisa realizado pelo autor ao concluir o mestrado em História pela Unimontes. “Os nossos professores realizam excelentes pesquisas que revelam e reconstroem o nosso passado”, afirmou.

Antes de iniciar a sessão de autógrafos, o professor Jânio Marques Dias fez agradecimentos especiais a todos que contribuíram no seu trabalho de pesquisa que resultou na elaboração e publicação do livro. Destacou também a importância do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), onde consultou os documentos que serviram como fontes de estudo do seu trabalho.

ÓPERA – A abertura do projeto teve também como destaque a apresentação especial do Núcleo de Ópera da Universidade. O espetáculo teve a participação da professora e cantora lírica Maristela Cardoso (coordenadora do Núcleo de Ópera), do professor e barítono Roberto Mont´Sá e cantora lírica Cristiane Faria.