A apresentação da Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (28/10), abriu as comemorações especiais pelo Dia do Servidor no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O repertório de marchas e músicas populares foi acompanhado por servidores dos diversos setores administrativos e de gestão, de unidades de apoio e dos centros de ensino, no espaço em frente ao prédio da Reitoria.

Regente da banda há dois anos, o major PM João Jorge Almeida Soares falou em nome da corporação sobre a experiência de se apresentar à comunidade universitária. “Estamos felizes em comemorar com a Unimontes uma data especial que também contempla a Polícia Militar, principalmente na forma da música, um dos orgulhos de nossa corporação”, disse.

O oficial, que já fez parte da Orquestra Sinfônica da PMMG como instrumentista (flautista) e regente, ressaltou que a Banda do 10º Batalhão de Montes Claros é a única da Polícia Militar em Minas Gerais que faz apresentações de óperas, além dos estilos levados aos servidores da Unimontes.

“ORGULHO”

Segundo ele, um dos orgulhos pessoais foi a produção da ópera “Cavalleria Rusticana”, adaptação da obra de Pietro Mascagni, realizada em parceria entre o Núcleo de Ópera da Unimontes e a Banda de Música da PM.

Depois de meses de ensaio e de adaptação feita pelo próprio maestro, numa releitura das partituras para adaptá-la ao dispositivo do conjunto militar, o espetáculo foi realizado em junho, dentro das comemorações dos 240 anos de fundação da Polícia Militar de Minas Gerais. “Vamos trabalhar em busca de mais parcerias”, revelou.