Um público aproximado de 5,5 mil pessoas participou do cronograma de atividades do projeto “A Gosto da Unimontes”, realizado entre os dias 15 e 21, no Casarão da Fafil, localizado na parte histórica da cidade e que concentrou o núcleo cultural das tradicionais festas de agosto de Montes Claros. A iniciativa teve como objetivo apresentar à comunidade a produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros vinculada às áreas das artes.
Entre os destaques ao longo da programação, a parceria da Unimontes com as escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. Centenas de estudantes cumpriram agenda de visitas às exposições fotografias, pinturas, figurinos folclóricos e acervos históricos, além de acompanharem palestras sobre a história do município e a origem das festas de agosto. Pessoas da comunidade também acompanharam as oficinas de artesanato, teatro, música, assim como as próprias exposições e as apresentações musicais de grupos da Universidade.
“O projeto A Gosto da Unimontes reflete o compromisso social da Universidade com o resgate e a valorização da cultura regional”, analisa a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.
Segundo a coordenadora de Extensão Cultural (da Pró-Reitoria de Extensão), Maria Elvira Curty Romero Christoff, “a iniciativa coroou-se de êxito e atendeu às expectativas da universidade. O público correspondeu e participou das atividades com muito entusiasmo”.
O projeto “A Gosto da Unimontes” terá sequência em 2012, como parte das comemorações oficiais aos 50 anos de existência da Universidade Estadual de Montes Claros. A programação alusiva ao Jubileu de Ouro da primeira instituição de ensino superior do Norte de Minas será aberta oficialmente no dia seis de janeiro próximo, com o lançamento do calendário festivo de eventos e a apresentação do hino oficial da Unimontes – que será escolhido através de concurso oficial.