Aproximadamente 1,7 mil atendimentos foram realizados pela Universidade Estadual de Montes Claros com as ações do projeto “UnirMontes’, no último sábado (12/05), junto aos moradores do Grande Delfino Magalhães – uma das regiões mais populosas de Montes Claros. O balanço foi divulgado na tarde dessa quinta-feira (17), pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, responsável pela supervisão da iniciativa. As atividades nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, justiça e cultura integraram os festejos da padroeira Nossa Senhora de Fátima, durante todo o dia, também como parte da homenagem da igreja de mesmo nome à Unimontes pelos seus 50 anos de existência.

Além dos 45 acadêmicos de cursos ministrados no campus-sede, esta edição do projeto teve como diferencial a participação de alunos do Programa Poupança Jovem, coordenado no município pela Unimontes, e de seis médicos do programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A equipe foi orientada pelo professor Hubert Caldeira.

Estudantes Alana e AnaNo total, a CAE registrou o envolvimento de 70 voluntários no evento em testes de glicemia, medição de pressão arterial, rua de lazer, shows musicais, oficinas de pinturas e desenho, atendimento e orientação jurídica, entre outros serviços. Além de idosos (em maior número), participaram principalmente crianças e adolescentes.

A estudante Alana Francielle Soares de Almeida se empolgou tanto com as oficinas de pintura e desenho do projeto da Unimontes que se esqueceu do horário da catequese, embora tenha chegado a tempo para aulas de preparação para a 1ª Comunhão. “Gostei muito que nem vi o tempo passar”, disse a aula da 3ª série da Escola Municipal Jason Caetano. Já Ana Clara Freitas Araújo, da mesma idade, aluna do Colégio Cristão de Montes Claros, preferiu falar da atenção dada pelas “tias” (acadêmicas do curso de Letras/Espanhol que aplicaram as atividades). “Impressionante como todo mundo aqui foi legal com a gente”, declarou.

ESPÍRITO SOLIDÁRIO

Frei Ari da PiedadePároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o padre Ari da Piedade Silva (“Frei Ari”) elogiou o trabalho desenvolvido pela Unimontes junto à comunidade. “Esta é a forma ideal de tornar mais visível o espírito solidário empreendido pela Universidade que é praticado não apenas em ações isoladas, mas sim em seu dia a dia”.

Mateus Barbosa, aluno do primeiro período de Medicina, esteve em sua quarta experiência extensionista pela Unimontes em pouco mais de três meses de curso. “O mais interessante de uma iniciativa como essa é expor o seu conhecimento de forma solidária, além de vivenciar a realidade que um dia encontraremos na profissão”, disse o jovem.

REFORÇO DE PESO

No Grande Delfino Magalhães, o “Unir-Montes” foi reforçado pelos exames de mamografia e de colo de útero realizados por seis residentes do Hospital da Unimontes. Viúva e mãe de cinco filhos, a dona de casa Ana Maria Ferreira, de 55 anos, foi uma das pacientes atendidas pela equipe coordenada pelo professor Hubert Caldeira. Por causa de um cisto diagnosticado e retirado de um dos seios, há dois anos, ela cumpre o ritual dos exames preventivos a cada seis meses.

Residente Leandro Freitas e paciente Ana Maria Ferreira“Estes são exames que toda mulher precisa fazer e como a demanda é grande não é todo dia que você tem acesso aos médicos sem o mínimo de espera. Estão todos de parabéns por essa iniciativa”, comentou a dona de casa.

O residente Leandro Nogueira Freitas foi um dos médicos que participou da ação e considerou “extremamente válida” a iniciativa. “Você se aproxima ainda mais da comunidade e percebe que mesmo com realidades diferentes as pessoas têm a preocupação com a saúde”.

Para o professor Hubert Caldeira, que também é o coordenador da Maternidade Maria Barbosa, do HUCF, o que chamou a atenção foi perceber que entre as mulheres atendidas por sua equipe, cerca de 90% têm o hábito de realizar os exames regulares e preventivos dentro dos prazos determinados. Ele mostrou interesse em associar o curso de residência médica com as ações extensionistas da Unimontes, principalmente “para reforçar as campanhas preventivas”.

                                                                                           Equipe de residentes

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia