O projeto Unimontes Solidária alcançou 19.333 atendimentos realizados durante os 21 dias de atividades desenvolvidas em julho, nos municípios de Fruta de Leite, Serranópolis de Minas, Claro dos Poções e São João do Paraíso, todos no Norte de Minas.

Coordenados por dois professores, 110 acadêmicos de praticamente todos os cursos da Universidade Estadual de Montes Claros atuaram como voluntários nos quatro municípios visitados nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, justiça, cidadania, meio ambiente e arte – entre outras.

O balanço das ações relativas ao mês de julho foi divulgado na manhã desta segunda-feira (06/08), pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e responsável pelo Unimontes Solidária. O projeto foi implantado há 10 anos, dirigido às cidades e comunidades rurais onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda está abaixo da média do restante do Estado.

“Os números alcançados demonstram a grande importância do Projeto Unimontes Solidária, que estimula o voluntariado e põe em prática aquilo que ensinado na sala de aula, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população”, avalia o reitor João dos Reis Canela.

MAIS DE 150 MIL PESSOAS

Aferição de pressão arterialO Unimontes Solidária acumula 16 edições, com 150,3 mil pessoas atendidas em 34 municípios do Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

O diferencial está no fato de o universitário aplicar de forma articulada às demandas locais os conhecimentos de sua graduação em benefício à comunidade da área de abrangência da Unimontes, já se ambientando à área de sua futura profissão. Estudos da própria instituição mostram que aproximadamente 80% de seus profissionais graduados permanecem no mercado de trabalho nas mesmas regiões de atuação da Universidade.

“As atividades vinculadas ao Projeto caracterizam-se como oportunidades viáveis de inserção social ao permitir que os alunos da Unimontes ampliem o conhecimento em ações práticas”, observa o coordenador da CAE, professor Gilson José Fróes.

A primeira década de projeto terá uma comemoração simbólica em setembro próximo, com uma ação especial no município de Bonito de Minas, na região Norte. A cidade recebeu a equipe da Universidade pela primeira vez em 2007, durante as comemorações dos seus 10 anos de emancipação político-administrativa.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia