A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra uma importante conquista para o seu corpo docente. O Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), instância central de governança do Poder Executivo, aprovou, nesta quinta-feira (10/04), o pedido da Universidade para ampliação da carga horária de 26 servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Superior (PES) da Unimontes, que será alterada de 20h para 40h semanais.

A deliberação atende à Resolução CONSU/Unimontes nº 040, de 04 de setembro de 2024, que autoriza a alteração da jornada de trabalho de tempo parcial para tempo integral. A autorização foi encaminhada oficialmente à Universidade nesta sexta-feira (11/04).

A proposta foi analisada pela Diretoria Central de Gestão da Força de Trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que aplicou critérios técnicos para a contemplação. A Unimontes havia pleiteado a ampliação de jornada de trabalho para 56 professores, mas 30 destes não se enquadraram nas condições apresentadas pela Seplag.

“Essa conquista é fruto do nosso compromisso em melhorar as condições de carreira de todos os servidores da Unimontes, neste caso dos servidores docentes, os professores. Uma articulação coletiva, fruto de muito esforço e diálogo, que deve ser comemorada. Mas, não nos acomodaremos e seguiremos trabalhando por mais valorização”, destacou o professor Wagner de Paulo Santiago.

O reitor agradeceu ao Governador de Minas pelo apoio à educação superior pública em Minas Gerais. “A sensibilidade do governador de Minas em compreender a importância da valorização dos nossos docentes foi fundamental para que essa demanda histórica fosse atendida”, acrescentou.


“A decisão representa um avanço significativo na valorização da carreira docente e reflete o compromisso da gestão da universidade com a permanência de profissionais qualificados e com a expansão das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica”, afirmou o diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Frederico Bida de Oliveira.

A Unimontes agora aguarda as orientações da Seplag para dar início à implementação das mudanças nos vínculos funcionais dos professores contemplados.

Relacionadas

Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
I Encontro de Egressos da Unimontes marca início de programa destinado à integração e fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e seus ex-alunos
Câmara Municipal entrega título de Cidadão Benemérito ao professor Juvenal Caldeira Durães, um dos pioneiros do ensino superior no Norte de Minas
Museu Regional do Norte de Minas recebe visita da embaixadora da Dinamarca
Museu Regional abre abril com três novas exposições
IsF/Unimontes abre inscrições para quatro cursos de Inglês – Prazo segue até segunda-feira