Aberto oficialmente na noite dessa quarta-feira (23/10), o XV Seminário Norte-mineiro de Contabilidade, da Universidade Estadual de Montes Claros, que discute nessa edição o tema “2013 – o ano da contabilidade e as convergências (IFRS e IPSAS). A Pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, representando o reitor João dos Reis Canela, presidiu os trabalhos e, durante sua exposição, destacou o histórico do curso de Ciências Contábeis, chamando a atenção dos seminaristas para o resultado do último Enade (2012).
Entre os cursos da Unimontes avaliados, as graduações de Ciências Contábeis ministradas em Montes Claros e Salinas conquistaram notas máximas (4). “As notas alcançadas pelo curso de Ciências Contábeis reforçam a qualidade da Universidade e mantém elevada a importância da formação destes profissionais”, afirmou a Pró-reitora.
Participaram da mesa dos trabalhos a vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG), Rosa Maria Abreu Barros; o ex-reitor da Unimontes (2002/2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida; o presidente do Sindicado dos Contabilistas do Norte de Minas, Jairo Marques Lopes Bahia; a Conselheira do CRC-MG, Jacquelline Aparecida Batista de Andrade; a presidente da Academia Montesclarense de Letras, professora Yvonne de Oliveira Silveira, e o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.
Em seu pronunciamento, Rosa Maria Barros destacou a importância em valorizar da profissão e fez um alerta para o exercício ilegal da profissão no Norte de Minas. “O tema nos faz pensar em convergir em nossa profissão. Devemos estar de olho na economia global, nos movimentos da bolsa de valores e a adesão de grupos internacionais”.
A principal preocupação e de certa forma estímulo para acadêmicos e seminaristas que participam do evento é estar a par do processo de adaptação, cujas especificidades são baseadas em modelos internacionais. É o caso de Andrey Nazareth Veloso, acadêmico do 8º período de Ciências Contábeis, que disse participar sempre que possível dos eventos voltados para as disciplinas do curso. “O tema deste ano me chamou a atenção pelo fato de as normas contábeis estarem convergindo para uma unificação mundial, o que futuramente tornará as informações mais acessíveis, inclusive para tomar decisões no setor”, explica.
É o caso também do gerente de negócios da Alterdata – empresa de sistemas contábeis que apóia o evento -, Armiston Silva. “É importante participarmos de eventos dessa natureza, ainda mais por envolver acadêmicos, empresários e futuros e promissores contabilistas. Ao mesmo tempo em que apresentamos nosso produto, conhecemos de perto as demandas e novos processos que estão norteando a inovação no mundo contábil”.
O Seminário foi encerrado com a palestra do professor Ricardo Lopes Cardoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que fez reflexões sobre os IFRS e mostrou um panorama sobre o impacto do IFRS nas micro, pequenas e médias empresas, destacando ainda a contabilidade no setor público.
O XV Seminário prossegue até sexta-feira com vasta programação.