Acaba de ser divulgado publicamente, o resultado da avaliação da Pós-Graduação do Brasil, realizada a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), uma das mais respeitadas agências de avaliação e acompanhamento da pós-graduação mundial. Entre os 19 cursos de mestrado e doutorado, a Universidade Estadual de Montes Claros manteve a estabilidade na maioria dos programas, com conceito 3. Sete deles alcançaram conceitos acima de 4, considerados bons e muito bons e o programa na área de Ciências da Saúde foi o melhor avaliado, com conceito 6, de “Excelência Nacional e Internacional”.

Este processo é realizado por pesquisadores de todo o País, que possuem destaque em suas áreas do conhecimento, sob orientação da própria Capes. Os conceitos aplicados para avaliação variam de 1 a 7, sendo 3, o conceito mínimo para funcionamento e recomendação de um curso de mestrado. Os conceitos 4 e 5, respectivamente, indicam cursos bons e muito bons, sendo que a partir do conceito 4, o Programa possui possibilidade de pleitear doutorado.

No âmbito da Unimontes, os mestrados em Biodiversidade, História, Geografia, Zootecnia, Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, assim como alguns mestrados em Rede e Associação mantiveram o conceito 3.

Já os Programas em Desenvolvimento Social (mestrado e doutorado), Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado), Cuidados Primários em Saúde (mestrado) e o Mestrado profissional em Letras (PROFLetras) mantiveram o conceito 4.

Um crescimento significativo foi registrado no mestrado em Letras/Estudos Literários e no mestrado em Biotecnologia que saltaram do conceito 3 para o 4, o que possibilita aos mesmos pleitear o curso de doutorado.

EXCELÊNCIA INTERNACIONAL

O relatório da Capes destaca o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado), que atingiu o conceito 6 na avaliação quadrienal. “Este conceito sinaliza que o Programas de Pós-Graduação alcançou a excelência nacional e internacional”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Júnior. O conceito de excelência, segundo ele, está representado em apenas 11% dos cursos brasileiros de mestrado e doutorado – destaque no Brasil e no exterior.

“O desempenho dos cursos de mestrado e doutorado da Unimontes, refletem o envolvimento afirmativo dos coordenadores e de aproximadamente 190 docentes permanentes que fazem um trabalho de intensa dedicação e envolvimento nas práticas de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados”, acrescenta o pró-reitor.

Segundo números da Pós-Graduação da Unimontes, já foram titulados aproximadamente 1,3 mil mestres e doutores na Unimontes e estão em curso cerca de 550 mestrandos e doutorandos nas 19 áreas. “Reconhecemos o apoio irrestrito do reitor João dos Reis Canela e equipe da gestão, assim como dos organismos de apoio e fomento à pesquisa e à pós-graduação nacional, particularmente a Fapemig e o CNPq”, acrescenta o professor Hercílio Martelli Júnior.

O pró-reitor destaca, em agradecimento, as ações dos estudantes e servidores técnico- administrativos que possibilitam o crescimento quantitativo e qualitativo da Pós-Graduação no âmbito da Universidade.