Em ofício assinado pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, nessa quarta-feira (9/9), o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, foi comunicado oficialmente sobre a autorização da Câmara de Orçamento e Finanças para a nomeação de 454 (quatrocentos e cinquenta e quatro) candidatos aprovados dentro do limite de vagas no Concurso Público para provimento de cargos de professores de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros.
O ato administrativo é exclusivo do Governo de Minas Gerais. Caberá à Unimontes os atos de posse e exercício.
Conforme o documento, a autorização de nomeação fica condicionada à substituição de designados e ex-efetivados. Os 454 candidatos aprovados serão nomeados em três etapas, que serão realizadas em setembro, outubro e novembro. Na primeira etapa, a previsão é nomear 180 candidatos e, posteriormente, os demais contemplados nos editais de 1 a 27 do concurso público para professor.
No âmbito da Unimontes, a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) irá tomar todas as medidas administrativas após o ato de nomeação, organizando os procedimentos e o calendário específico para a posse e exercício dos nomeados.
A primeira etapa corresponde a aproximadamente 40% do total de homologados (por edital). Os critérios baseiam-se nos primeiros colocados na lista de classificação e, também, os profissionais que estão em atuação (neste semestre) na Universidade. A segunda etapa corresponde a cerca de 20% do total com os mesmos critérios da primeira fase. Já a última etapa será aproximadamente mais 40% contemplando os candidatos ainda não nomeados.
Os critérios foram estabelecidos com o objetivo de não prejudicar o desenvolvimento do atual semestre letivo.
“A autorização da nomeação de 454 aprovados feita pelo Governo de Minas Gerais é de extrema importância para o pleno funcionamento da Unimontes. Por meio da Diretoria de Recursos Humanos, a Universidade vai providenciar todos os atos administrativos como os da posse e exercício de cada candidato aprovado”, disse o reitor João Canela.