As aulas foram retomadas à normalidade na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta segunda-feira (12/9), após o fim da greve de 4 meses dos professores da instituição. As atividades são relativas ainda ao primeiro semestre letivo/2016, em cumprimento ao calendário letivo de reposição, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), em reunião extraordinária, realizada em 5 de setembro.

Os alunos reiniciaram as aulas com novas expectativas de melhorias na instituição. “O calendário de reposição será um pouco exaustivo para os alunos. Não teremos mais recessos. Vamos recuperar o tempo perdido e espero melhorias estruturantes para a universidade”, afirma o estudante Marcos Paulo Maurício Borges, do sexto período do curso de História (campus-sede).

Marcos-destaque-aulas

Marcos Paulo Mauricio Borges, acadêmico do 6º período de História

Victor Hugo Caldeira Jorge, do quinto período do curso de Engenharia Civil, afirma que durante o período de greve não interrompeu as atividades.

>> GALERIA Veja mais imagens do retorno às aulas

“Dediquei o tempo à iniciação científica, desenvolvendo pesquisa na área da Matemática para apresentação em um congresso”, relata o estudante. “Espero que a partir de agora os problemas sejam resolvidos e os professores sejam recompensados pelo trabalho deles”, declara Victor Hugo.

A expectativa é a mesma de Wesley Erasmo Alves Boitrago, do 2º período do curso de Geografia, que reside na cidade de Bocaiúva, a 42 quilômetros de Montes Claros. “Estou feliz com o retorno às aulas. A minha expectativa é que as coisas sejam resolvidas da melhor maneira possível”, diz Wesley.

vitor-destaque-aulas

Vitor Hugo Caldeira Jorge, acadêmico do 5º período de Engenharia Civil

Ele salienta que, em cumprimento ao calendário de reposição, durante os meses de dezembro e janeiro, terá de buscar uma alternativa para se deslocar de Bocaiuva para Montes Claros, pois os ônibus do transporte escolar não circulam nos períodos considerados tradicionais para as férias escolares.

O acadêmico Marcelo Antônio Assunção Filho, do 1º período do curso de Ciências Biológicas, também disse que está satisfeito com o retorno às aulas. “Mas acho que a greve deveria ter terminado há mais tempo”, ressalta Marcelo, cuja opinião é compartilhada com Rosanna Lorrane Francisco Reis Matos, colega de sala.

A paralisação teve início em dois de maio e se estendeu por 4 meses, provocando impactos e prejuízos para a comunidade acadêmica. Aproximadamente 70% (setenta por cento) dos cursos de graduação foram atingidos, comprometendo diretamente as atividades para cerca de oito mil alunos.

Wesley-destaque-aulas

Erasmo Alves Boltrago, acadêmico de Geografia (Campus Bocaiúva)

Conforme o calendário aprovado pelo CEPEx, até a conclusão das atividades relativas ao 1º semestre/2016, serão 55 dias letivos de reposição para os cursos atingidos pelos impactos da paralisação, entre 12 de setembro e 21 de novembro. Ainda de acordo o novo calendário aprovado pelo CEPEx, haverá sete sábados letivos neste período.

Entre 22 e 27 de novembro, serão observados os prazos para aplicação de provas finais e lançamento/divulgação das notas por parte dos professores. Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, será observado o recesso escolar e o período de renovação de matrículas para os alunos veteranos de todos os centros de ensino.

O 2º semestre letivo/2016 terá início em 5 de dezembro, com encerramento em 25 de abril de 2017. Haverá recesso escolar entre 24 de dezembro e 8 de janeiro/2017 – festas de fim de ano –, assim como no período de Carnaval (27 e 28 de fevereiro e 1º de março/2017) e da Semana Santa (13 e 14 de abril/2017).

Voltaas aulas destaque

Rosanna (E) e Marcelo (D) esperam que o calendário de reposição seja cumprido à risca

OUTORGAS – O calendário de outorga de grau também sofre algumas modificações. Conforme a reposição aprovada pelo CEPEx, para a maior parte das turmas atingidas pelos impactos da greve, a solenidade unificada de graduação para o 1º semestre/2016 acontecerá em 30 de novembro (campus-sede) e Pirapora (2 de dezembro), Januária (5/12), Janaúba (6/12) e Pompéu (8/12).

As solenidades de outorga de grau para as turmas do 2º semestre/2016 acontecerão em maio de 2017.

Para os cursos da Unimontes nos quais os docentes não aderiram ao movimento grevista, o calendário original de outorga de grau para o 2º semestre/2016 está mantido, amparado pela resolução nº 160/2015, do CEPEx. Para os cursos do campus-sede, a outorga unificada acontecerá em 27 de dezembro.