Teve início nesta segunda-feira (18/01), o primeiro semestre letivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Em clima de entusiasmo e expectativas, as aulas começam para 7.774 acadêmicos matriculados em 52 cursos de graduação oferecidos no campus-sede e em 11 campi distribuídos nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha, nas cidades de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.
A instituição conta com 5.401 alunos matriculados em cursos de graduação ministrados no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro (Montes Claros) e 2.343 nos demais campi. Desse total, 1.657 são “calouros”; 1.061 ingressaram na universidade através do Processo Seletivo 1/2013 e outros 596 foram aprovados por intermédio do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).
PERFIL REGIONAL
Além do próprio município de Montes Claros, a Unimontes recebe um grande contingente de estudantes dos demais municípios do Norte de Minas, Noroeste do Estado e do Vale do Jequitinhonha, o que evidência o seu perfil de instituição regional.Mas a Universidade vai além e conta também com alunos de praticamente todas as regiões de Minas e ainda outros estados brasileiros. É o que revela o levantamento elaborado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec) sobre a origem dos calouros que chegam à universidade em 2013.
Entre os 1.061 novos alunos dos cursos de graduação aprovados no Processo Seletivo 01/2013 (vestibular tradicional), 518 (48,2%) são de Montes Claros. O restante (51,8%) é procedente de outros municípios com destaque para Paracatu (53), Januária (52), Brasília de Minas (44), São Francisco (42), Almenara (32), Bocaiuva (31), Unaí (28), Salinas (22), Pirapora (21), Francisco Sá (16), Luislândia (12), Coração de Jesus (11) e Belo Horizonte (7).
Os dados revelam que, dos 596 aprovados no PAES, 298 (50%) são do próprio município de Montes Claros. A outra metade veio de outras cidades do Norte de Minas, entre as quais Janaúba (42), Porteirinha (23), Brasília de Minas (18), São Francisco (17), Bocaiuva (16) e Francisco Sá (11). Entre o PAES e o Vestibular Tradicional, a Unimontes recebeu novos alunos de Brasília, Goiânia e de seis cidades da Bahia, por exemplo.
EXPECTATIVAS DOS CALOUROS
Uma das “calouras” na Unimontes é Amanda Miranda Brito, de 18 anos, natural de Taiobeiras, aprovada no Processo Seletivo 1/2013 para o curso de Medicina. No seu primeiro dia de aulas, nesta segunda-feira, Amanda destacou um sentimento de alegria e realização por ingressar na universidade. “Estou muito feliz, pois foi necessária muita dedicação e esforço para passar no vestibular. Espero que a universidade possa oferecer todas as condições para que eu possa ser boa médica”, disse a nova universitária.
Paulo ngelo Veloso, de 25 anos, nascido em Montes Claros, ingressou no curso de Educação Física e conta que sempre gostou muito da área esportiva. “Pretendo trabalhar com o esporte. A Unimontes é uma universidade bem conceituada e acredito que vai fornecer a base para que eu tenha crescimento profissional”, afirmou Paulo ngelo.Também do curso de Educação Física, Gabriela Oliveira, de 17 anos, declarou que foi a concretização de um sonho ser aprovada para o ingresso na Unimontes. “Espero agora que eu consiga me realizar profissionalmente”, afirmou Gabriela, que é natural de Montes Claros.
Já Eduardo Souza Dias, de 18 anos, que também nasceu em Montes Claros, destacou que se sente “muito entusiasmado” ao iniciar as atividades no curso de Sistemas de Informação na Unimontes. “Acredito em muitas oportunidades no mercado profissional e quero aproveitá-las bem”, revelou Eduardo.